Geral 30/04/2021 - 15:14 - Marcos Miranda – Governo do Tocantins

Sistema Penal promove Semana de Aperfeiçoamento para os Policiais Penais do Estado

O evento faz parte do Plano de Reestruturação do Sistema Penal O evento faz parte do Plano de Reestruturação do Sistema Penal - Gabriela Santos / Governo do Tocantins
O Curso teve aulas teóricas e práticas sobre o cotidiano do Policial Penal O Curso teve aulas teóricas e práticas sobre o cotidiano do Policial Penal - Gabriela Santos- Governo do Tocantins
Todos os cursistas terão certificação Todos os cursistas terão certificação - Divulgação Seciju/Governo do Tocantins

Com foco na qualificação contínua dos servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins (Esgepen/TO) está promovendo uma Semana de Aperfeiçoamento com aulas teóricas e práticas para Policiais Penais de todo o Estado. As aulas estão acontecendo no Centro de Treinamento Tático da Polícia Penal, em Palmas, e iniciaram na segunda-feira, 26, e seguirão até sábado, 01, seguindo todos os protocolos de prevenção a transmissão da Covid-19.

Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, a oferta de aperfeiçoamento trata-se da valorização do servidor de carreira do sistema penal tocantinense. “Esta ação faz parte do Plano de Reestruturação do Sistema Penal, e não tem como termos um Sistema melhor, se o servidor também não se aperfeiçoar, por isso trouxemos a elite dos profissionais da área a fim de prover esse aperfeiçoamento. Cabe ressaltar que estas ações foram designadas pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio do nosso secretário, Heber Fidelis, e desde o início desta Gestão, a valorização do servidor tem recebido total atenção”, completou o gestor.

Segundo o gerente da Esgepen, Rodrigo Araújo, a Semana de Aperfeiçoamento destinada ao Policial Penal contou com aulas que proporcionaram a efetividade de uma boa execução das ações do profissional. “Nosso objetivo é preparar estes profissionais, para tal, trouxemos aulas importantes na ementa do curso como Sobrevivência Administrativa, Teoria da Imobilização, Técnicas de Imobilização Tática, Uso de Algemas e Quedas e Projeções. Nossa prioridade é garantir sempre a qualificação e a segurança de nossos servidores”, ressaltou.

O instrutor convidado que é especialista em técnicas de imobilização e uso de algemas, Marco Dib, explicou que a metodologia que trouxe para o curso é desenvolvida em São Paulo há pelo menos 24 anos. “É um curso apostilado, reconhecido pelas entidades de Direitos Humanos e que visa replicar o conhecimento e técnicas por meio da instrutoria em todos os estados do Brasil. Quero parabenizar a organização do evento que é de suma importância para os nossos irmãos do Tocantins, é algo novo aqui e é uma grande satisfação repassar esse conhecimento nesse novo momento deles”, falou.

Participante da Semana de Aperfeiçoamento, a Policial Penal, Alyne Soares, disse que foi um treinamento que conseguiu agregar bastante conhecimento para todos e aproveitou para evidenciar a participação de muitas mulheres. “O momento foi de muito aprendizado e também de mudar alguns conceitos, resultando numa evolução dos profissionais que ali se encontravam. Quero também dizer que fiquei muito satisfeita de ver a grande adesão feminina no curso. De fato, foi um divisor de águas”, concluiu.

Participação do Sistema Socioeducativo

Foram ofertadas vagas aos servidores do Sistema Socioeducativo para a participação no curso. “A ação de disponibilizar esse espaço para os nossos servidores é bastante relevante uma vez que podemos ter agentes em constante evolução na execução de suas atribuições, tivemos oito mulheres e cinco homens participando. A Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional mostra em sua gestão que podemos contar com eles e a recíproca é verdadeira”, finalizou superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Gilberto da Costa Silva.

Semana de Aperfeiçoamento Penal

No início da semana, nos dias 26 e 27, aconteceram aulas de Sobrevivência Administrativa e Técnicas de Imobilização Tática para as servidoras, com certificação de 20h/aula; já nos dias 28 e 29, aconteceram aulas de Técnicas de Imobilização Táticas para os servidores do sexo masculino; e nesta sexta-feira, 30, as aulas foram para os Policiais Penais dos Grupos Especiais. O curso será finalizado no sábado, 01, com aulas de Operador Técnicas Não-Letais (TNL), com os policiais penais e com a presença dos Grupos Especiais. O curso será certificado pela Esgepen/TO, exceto o curso de Operador de TNL que será ministrado e certificado pela empresa Poly Defensor. 

(Edição: Shara Rezende - Governo do Tocantins)

Compartilhe esta notícia