Geral 22/02/2021 - 16:02 - Márcia Rosa – Governo do Tocantins

Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip) de Palmas promove sessão de cinema para adolescentes 

Adolescentes assistidos pelo Sistema Socioeducativo do Tocantins participam de sessões de cinema dentro da unidade Adolescentes assistidos pelo Sistema Socioeducativo do Tocantins participam de sessões de cinema dentro da unidade - Seciju/ Governo do Tocantins

Promovendo cultura e lazer para adolescentes assistidos pelo Sistema Socioeducativo do Tocantins, administrado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), o Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip Central) de Palmas promove sessões de cinema por meio do Projeto ‘Cinema Socioeducativo’ com debates de conteúdo sobre o comportamento humano; as relações interpessoais no ambiente de convivência social; o perdão e sonhos. Essa é uma das atividades que integram o Plano de Ação da unidade voltado aos adolescentes.

Para o chefe do Ceip central, o Agente Especialista Pedagogo, Edgar Macena, essa atividade tem sido muito relevante na preservação da saúde mental dos adolescentes. “Esse momento está em sua terceira edição e foi pensado para trazer cultura e distração aos adolescentes. Com a suspensão das aulas devido às restrições impostas pela pandemia do novo coranavírus, nós intensificamos e tem feito muita diferença para eles”, observa o chefe da unidade.

O Agente Especialista Socioeducativo - Assistente Social, Josemy Coelho, explica a importância de debater os filmes com os adolescentes para o aproveitamento da ação. “É impressionante o quanto a trajetória de vida de cada um influencia diretamente no que enxergam no mesmo filme. As vezes nos surpreendemos com as visões e reflexões de cada adolescente”, analisou.

"Gostei quando o personagem foi colocado como um juiz que teria que condenar um dos filhos culpado e pediu pra ser condenado no lugar deles", falou o adolescente V.C.D. na mesa redonda sobre um dos filmes.

Projeto ‘Cinema Socioeducativo’

O projeto visa promover o acesso dos adolescentes a atividades culturais, esportivas e de lazer como instrumento de inclusão social, além de propiciar momentos de festividades e datas comemorativas. No período de férias, as sessões acontecem duas vezes por semana, já durante o ano letivo, uma vez por mês e em épocas festivas e datas comemorativas.

Os filmes são selecionados de acordo com a proposta pedagógica feita pelos agentes especialistas, pelos adolescentes e com apoio e filtro dos agentes de segurança da unidade. Os conteúdos trazem reflexões sobre o comportamento humano; as relações interpessoais no ambiente de convivência social; o perdão; os sonhos; o amor à vida, além de filmes recreativos para fins de diversão. Após as sessões, são trabalhadas rodas de conversas com os adolescentes e a equipe técnica composta por psicólogo, pedagogo e assistente social.

Plano de Ação

O Plano é multidisciplinar e contempla ações em educação, profissionalização, trabalho, cultura, esporte e lazer; saúde integral com ênfase na saúde mental, sexual e reprodutiva e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s); convivência familiar e comunitária; além de debates sobre inclusão e diversidade étnico-racial, gênero, nacionalidade, regionalidade, classe social e orientação religiosa e sexual.

 

(Edição: Shara Rezende/Governo do Tocantins)

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia