Geral 15/09/2020 - 11:02 - Márcia Rosa – Governo do Tocantins

Sistema Socioeducativo promoverá diálogo virtual com servidores sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e efeitos do Coronavírus no ambiente de confinamento

Serão abordadas a relação dos impactos da pandemia do Coronavírus e a saúde mental dos servidores. Serão abordadas a relação dos impactos da pandemia do Coronavírus e a saúde mental dos servidores. - Naab Thalys/Governo do Tocantins

No mês de conscientização e prevenção do suicídio, o Núcleo da Saúde e a Escola do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizarão no dia 30, às 9h, por meio da plataforma Google Meet http://meet.google.com/dac-jigz-okv, encontro virtual voltado aos servidores. Serão abordadas a relação dos impactos da pandemia do Coronavírus com o ambiente de confinamento do Sistema Socioeducativo e a saúde mental dos servidores.

O diálogo terá como facilitadoras, a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo da Seciju, Daniela Fernandes, e a psicóloga Viviane Paiva da Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau/TO), abordando a prevenção ao suicídio, saúde mental, acolhimento, além do compartilhamento das estratégias para o enfrentamento à Covid-19 sob análise desta doença como possível fator de comprometimento e agente potencializador de transtornos mentais.

A gerente da Escola de formação dos servidores do Socioeducativo, Rute Andrade, fala da importância de ir além do debate da prevenção do suicídio e pensar na saúde mental dos servidores nesse contexto de pandemia e de confinamento. “O momento é de pensar e fazer alusão à vida, principalmente nesse momento de pandemia que pode potencializar ou desencadear transtornos mentais, comprometendo a saúde mental dos servidores da linha de frente em função das incertezas, medos e inseguras que todos nós estamos enfrentando”, disse.

“Vamos trabalhar o Setembro Amarelo priorizando a saúde mental e a qualidade de vida, abordando o momento atual da pandemia e a realidade vivida pelos servidores do Sistema Socioeducativo. Dessa forma, poderemos ouvir os servidores e acolher, para assim traçarmos estratégias para a qualidade de vida, e consequentemente a prevenção do suicídio", concluiu a psicóloga, Daniela Fernandes.

Arte como mecanismo de enfrentamento

Além do encontro virtual, os servidores poderão compartilhar pelo e-mail est.seciju@gmail.com, produções artísticas de sua autoria como poemas, poesias, artes plásticas, pinturas, sentimentos e reflexões de como estão vivenciando esse momento de pandemia pela Covid-19 em relação aos impactos a sua saúde mental e a sua qualidade de vida no ambiente socioeducativo, diante o cenário atual.

Compartilhe esta notícia