Geral 15/05/2020 - 16:32 - Márcia Rosa – Governo do Tocantins

Cidadania e Justiça inaugura plataforma online para capacitação de servidores do Sistema Socioeducativo

A plataforma virtual alinha formação tradicional e espaço de formação intelectual A plataforma virtual alinha formação tradicional e espaço de formação intelectual - Márcia Rosa/ Governo do Tocantins

Fomentando a qualificação continuada dos servidores, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional (ESFQP) do Sistema Socioeducativo, lança à plataforma Moodle, em parceria com a Agência de Tecnologia do Estado do Tocantins (ATI), para capacitação de seus servidores na modalidade de ensino à distância (EaD). Em fase inicial, o espaço contará com capacitações, acervo bibliográfico, espaços para debates, publicação de trabalhos dos servidores e certificação que será emitida pela própria plataforma.

O superintendente da Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Gilberto da Costa Silva, fala da importância e da facilidade dessa tecnologia para formação dos servidores. “Será um grande avanço para o Sistema porque conseguiremos capacitar nossos servidores via web, com um alcance muito maior e em qualquer horário, facilitando o acesso à qualificação e diminuindo custos para o Estado”, ressalta o gestor.

De acordo com a gerente da Escola, Rute Andrade, a ferramenta é de suma importância na formação dos servidores e vai além de capacitação formal, sendo um espaço de fomento intelectual. “O moodle é uma ferramenta com alto nível de capilaridade que pode chegar a todas as Unidades Socioeducativas, além de ser um espaço de formação completo que vai além de cursos tradicionais, somando outros formatos de formação dos servidores”, explica.

Primeiro Acesso

Para ter  acesso ao Moodle envie um e-mail para est@seciju.to.gov.br com os seguintes dados: nome completo, cpf e unidade de lotação, após o cadastramento pela Escola o

 ambiente virtual para acessar o conteúdo será neste link.

O que é o Moodle

O Moodle é um software livre de apoio à aprendizagem, pode ser instalado em várias plataformas, sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação à Distância, mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores.

Sarau Socioeducativo

Para o lançamento da plataforma, a Escola está promovendo um sarau, este é um projeto de ação cultural que tem o objetivo de oportunizar aos servidores das unidades socioeducativas do Tocantins a expressão de seus pensamentos e sentimentos por meio da arte, diante desse momento delicado em que o mundo está vivendo, a Pandemia da Covid-19.

As inscrições para participar do Sarau Socioeducativo estão abertas e podem ser feitas também pelo e-mail est@seciju.to.gov.br até o dia 15 de junho, informando nome completo, cargo, unidade de lotação, CPF, email de contato e tipo de apresentação que será desenvolvida.

A participação no Sarau poderá ser feita utilizando imagens, textos ou gravação de vídeos pelos servidores, e o material será compartilhado na plataforma Moodle. As formas de expressão artísticas podem ser poesias, músicas, desenhos, paródias, stand up, cordel, textos entre outros.

Compartilhe esta notícia