Geral 25/03/2020 - 17:03 - Vitória Soares – Governo do Tocantins

Unidades socioeducativas do Tocantins realizam medidas de prevenção à propagação da Covid-19

Higienização das mãos foram redobradas nas unidades socioeducativas Higienização das mãos foram redobradas nas unidades socioeducativas - Seciju/ Divulgação
Socioeducandos receberam orientações sobre como se prevenir em relação ao Coronavírus Socioeducandos receberam orientações sobre como se prevenir em relação ao Coronavírus - Seciju/ Divulgação

Em continuidade as ações para conter a propagação ao novo Coronavírus, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando uma série de ações de prevenção a Covid-19 nas unidades socioeducativas do Estado com o objetivo preservar a saúde de servidores e de adolescentes tutelados.

Entre as principais medidas estão a suspensão de visitas nas unidades, a entrega e solicitação de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a interrupção das atividades escolares e de transferências estaduais e interestaduais dos adolescentes. Além disso, também foi solicitado junto ao poder judiciário, que os adolescentes em semiliberdade cumpram a medida socioeducativa em casa durante esse período de pandemia.

O gerente do Sistema Socioeducativo da Seciju, Jardel Alves, conta que também foram repassadas orientações em relação à chegada de novos socioeducandos nas unidades. “Além das medidas já tomadas, também foi orientado aos servidores que atuam nas unidades socioeducativas que isolem os adolescentes que porventura venham a chegar às unidades, a orientação é que fiquem em alojamentos diferenciados dos demais”, explicou.

O assessor técnico que atua no Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo, Pedro Souza, destaca que iniciativas como essas são essenciais para combater a difusão do Coronavírus dentro das unidades socioeducativas. “Essas ações têm o objetivo de minimizar os danos dentro das unidades socioeducativas, promovendo o autocuidado, mantendo a higiene e o bem-estar, com vistas à manutenção da saúde dos adolescentes que se encontram internados”, afirmou.

Conscientização

Com intuito de conscientizar quanto à importância de ações preventivas para a contenção da Covid-19, foi elaborada nota técnica para guiar os servidores do Sistema Socioeducativo. Além disso, os socioeducandos também receberam orientações acerca de protocolos de cuidado pessoal. “Os servidores estão sendo orientados sobre os cuidados essenciais de higiene, e sobre como se portar nesse quadro de pandemia dentro das unidades socioeducativas, efetivando o fluxo de trabalho”, afirmou o assessor técnico.

Jornada de trabalho

Para preservar a saúde dos servidores que atuam nas unidades socioeducativas, também foram tomadas decisões em relação às atividades desenvolvidas nas unidades. De acordo com o gerente do Sistema Socioeducativo algumas alterações foram feitas em relação à jornada de trabalho dos servidores. “Estamos realizando modificações nos regimes de plantão com intuito de diminuir a probabilidade de propagação do Coronavírus. Quanto menor o número de pessoas, menor será o risco”, enfatizou o gerente.

 

(Com supervisão da jornalista Shara Rezende)

 

 

Compartilhe esta notícia