Geral 24/03/2020 - 14:55 - Marcos Miranda - Governo do Tocantins

Cidadania e Justiça cria Núcleo para contenção do Coronavírus no Sistema Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins

O Núcleo visa previnir surtos do Coronavírus e outras doenças epidemiológicas entre servidores e presos das unidades prisionais do Estado O Núcleo visa previnir surtos do Coronavírus e outras doenças epidemiológicas entre servidores e presos das unidades prisionais do Estado - Divulgação Seciju - Governo do Tocantins

Diante esta pandemia do Coronavírus, todos os esforços são válidos e necessários. Desta forma, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), criou um Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19, com o intuito de promover ações emergenciais e direcionadas junto às suas 38 unidades prisionais do Tocantins. 

O Núcleo é coordenado pelo secretário da Seciju, Heber Fidelis, e pelo superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Sousa. As atividades do eixo já estão sendo executadas e os esforços visam estabelecer os protocolos de higiene e assepsia no âmbito do ambiente carcerário. 

O secretário explicou que todas as ações são trabalhadas em conjunto com os gestores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO). “Cada setor deve empreender as medidas necessárias para impedir a propagação do vírus e garantir uma resposta rápida e adequada, baseada em evidências científicas e informações legítimas, nacionais e internacionais, sobre o tema”, disse Heber Fidelis.

Já o superintendente do Sispen/TO, Orleanes Sousa, ressaltou que o núcleo já agia em ações pontuais, assim como iniciativas e mutirões de saúde no Sistema, mas em função da pandemia, foi retomado para que se tenha um direcionamento efetivo de decisões nos setores. “Esse Núcleo, chefiado pelo secretário da Seciju, já existia, mas o tornamos permanente. A intenção é ter o papel de facilitar decisões com todos os servidores e setores, pois cada um tem uma atuação que pode sim ser assertiva em prol da prevenção desta doença no Sistema Penitenciário e Prisional”, afirmou.

Com ações informativas direcionadas aos cuidados quanto à saúde dos servidores e das pessoas privadas de liberdade, a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, Marluce de Oliveira, explica as atuações do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 em toda a Pasta. “É interessante considerar que assim como os profissionais de saúde, somos uma classe de serviços considerada atividade essencial e nossa população carcerária, por sua natureza aglomeratória, é considerada um grupo de risco, vulnerável à epidemiologias. Assim, o núcleo foi criado para ser um grupo de gestão direcionado à alteração de rotinas, prevenção e controle de risco.  Trabalhando na prevenção para evitar o COVID-19 nas unidades”, concluiu.

Ações do Núcleo contra o COVID-19
As atuações do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 incluem produzir informações, orientar os gestores das unidades e do sistema, informar por meio de podcast, card’s digitais e vídeos, a prestação de serviços essenciais, ações imediatas junto ao grupo de risco com comprovação de laudo/atestado. Além de esclarecimentos sobre cuidados com a higiene, distribuição de materiais e equipamentos de proteção individual e medidas de biossegurança pós-plantão.

Compartilhe esta notícia