Geral 29/12/2020 - 14:30 - Marcos Miranda - Governo do Tocantins

Celebrações de Natal alegram adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Sistema Socioeducativo do estado

Foram seguidas as orientações de segurança para evitar a proliferação da Covid-19 Foram seguidas as orientações de segurança para evitar a proliferação da Covid-19 - Divulgação Seciju/Governo do Tocantins

Mesmo em tempos de Pandemia, o espírito natalino também se fez presente nas Unidades Socioeducativas do estado, tornando o fim de ano dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas mais cheio de esperança e paz. Os gestores das Unidades ao redor do Estado, juntamente com a sociedade e representantes religiosos, proporcionaram momentos de confraternização das quais participaram socioeducandos, servidores e parceiros. Todas as ações obedeceram às orientações de saúde para evitar a proliferação da Covid-19.

O Gerente do Sistema Socioeducativo, Jardel Alves de Souza, explicou que neste ano muitas ações que fazem parte do cronograma anual das unidades socioeducativas não puderam ser realizadas em função no novo Coronavírus, mas os gestores do Sistema fizeram o possível para ter um natal diferente. “Infelizmente não podemos executar tudo o que já havia sido projetado para o ano de 2020. Mas é importante que hajam estes momentos de celebração do Natal, já que é uma data da qual as festas desejamos e esperamos melhores momentos”, disse.

“Os chefes de unidade se empenharam muito para que as pequenas festividades de fim de ano, alusivas ao natal, acontecessem. Os adolescentes precisavam, os servidores precisavam. Todos precisávamos”, completou.

O sentimento é de esperança

De acordo com o chefe do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Giovani Brito, a celebração na Unidade visou fortalecer o sentimento de esperança. “O intuito da ação foi fortalecer o espírito natalino e diminuir os efeitos causados pelo distanciamento social, que até o momento restringia as visitas de familiares. Todos estamos esperançosos de que haverá tempos melhores no próximo ano”, falou o gestor da unidade, que atualmente possui 16 adolescentes.

No Centro de Internação Provisória (Ceip) masculino, na Capital, o chefe da unidade, Edgar Macena Soares, falou que as celebrações também são possíveis graças às parcerias. “Contamos com a parceria da Seduc [Secretaria da Educação, Juventude e Esportes] e da Igreja Universal. Houve uma refeição, apresentação cultural, troca de presentes e um momento de louvor, que uniu e alegrou os adolescentes”, ressaltou.

O adolescente A.A.S., do Case, disse o quanto se sentiu tocado pelas comemorações. “Eu achei muito bom. O evento foi para abrir nossos corações, ouvindo a palavra de Deus e serviu para todos os companheiros. O natal traz a felicidade e aqui tivemos essa oportunidade”, concluiu.

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)

Compartilhe esta notícia