Geral 17/11/2020 - 13:58 - Marcos Miranda – Governo do Tocantins

1ª Mostra Laboral do Programa Novo Tempo é marcada por exposição de itens fabricados por pessoas privadas de liberdade do Estado

A exposição aconteceu no hall de entrada da Seciju e seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar contaminações pelo novo Coronavírus A exposição aconteceu no hall de entrada da Seciju e seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar contaminações pelo novo Coronavírus - Marcos Miranda - Governo do Tocantins
Representantes dos Órgãos de Justiça receberam lembranças na Mostra Laboral Representantes dos Órgãos de Justiça receberam lembranças na Mostra Laboral - Marcos Miranda - Governo do Tocantins
Secretário Executivo, Geraldo Divino Cabral, prestigiou a Mostra juntamente com o Superintendente do Sispen-TO, Orleanes Alves Secretário Executivo, Geraldo Divino Cabral, prestigiou a Mostra juntamente com o Superintendente do Sispen-TO, Orleanes Alves - Marcos Miranda - Governo do Tocantins
Secretário da Seciju, Heber Fidelis, entregou produtos produzidos por reeducandos ao Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme Secretário da Seciju, Heber Fidelis, entregou produtos produzidos por reeducandos ao Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme - Marcos Miranda - Governo do Tocantins
Representantes da Defensoria Pública do Estado estiveram presentes durante a exposição Representantes da Defensoria Pública do Estado estiveram presentes durante a exposição - Marcos Miranda - Governo do Tocantins

Com o objetivo de dar visibilidade às capacitações e trabalhos das pessoas privadas de liberdade dentro das unidades prisionais do Estado do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou na manhã desta terça-feira, 17, a 1ª Mostra Laboral do Programa Novo Tempo dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO). A exposição, que aconteceu no hall de entrada da Secretaria, seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar contaminações pelo Novo Coronavírus.

Segundo o secretário da Seciju, Heber Fidelis, a Mostra veio coroar o trabalho de todos os diretores de unidades penais que promoveram projetos de capacitação aos reeducandos, algo que, segundo o gestor, é pauta requerida pelo governador Mauro Carlesse junto às ações da Seciju. “A 1ª Mostra Laboral é o resultado de uma união de esforços e o trabalho dos envolvidos neste processo é importante, pois em conformidade com ações do Governo do Estado, gera capacitação, aprendizado, emprego e um ambiente mais salutar ao preso, que encontra no trabalho a oportunidade de uma nova chance para uma vida em sociedade”, afirmou.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, explicou que os produtos foram elaborados conforme a realidade do local as quais as unidades estão implantadas. “É interessante ressaltar que a maior parte dos produtos tem ligação com a economia e cultura local, como acontece na Unidade de Dianópolis, por exemplo, que tem produzido artefatos de concreto, servindo para pavimentar o município. É importante também frisar que muito é possibilitado graças às parcerias com empresas privadas e com os demais Órgãos do Sistema de Justiça que fortalecem ainda mais a certeza de que o trabalho do reeducando é uma via para a reinserção social”, completou.

De acordo o Juiz Jordan Jardim, que é Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Tocantins (GMF), este Programa é um grande ganho. “É um avanço para o Sistema Penal do Tocantins, pois dignifica e dá sentido à vida da pessoa privada de liberdade no cárcere e o GMF é um parceiro, apoia esta iniciativa da Seciju e agradece o convite para estar aqui, na 1ª Mostra Laboral”, disse.

A defensora pública, Napociane Póvoa, visitou a 1ª Mostra e ressaltou a importância da promoção da iniciativa às pessoas privadas de liberdade. “O trabalho no interior do Sistema Prisional somente é possível com a iniciativa da gestão e da sociedade que possam estimulá-lo, dando acesso a renda, remição da pena, também uma espécie de terapia ocupacional, valorizando e dignificando a vida em liberdade a ser alcançada”, falou.

Na companhia de sua filha, Isabela, a servidora pública Carine Sotero visitou a exposição, que lhe surpreendeu pela qualidade do material. “É uma ideia sensacional o Governo do Estado promover o trabalho dos custodiados, inclusive minha filha já gostou de um dos brinquedos expostos”, concluiu.

Lançamento da Fábrica de Chinelos na CPP de Palmas

Durante o evento, o secretário da Seciju, Heber Fidelis, fez o lançamento da Fábrica de Chinelos, instalada na Casa de Prisão Provisória de Palmas. O primeiro lote de chinelos totalizou em 2 mil unidades e foi produzido em parceria com a empresa Embrasil Serviços. Os itens serão doados para o público interno das Unidades Penais do Estado. A previsão é que em 2021 também seja instalada uma nova fábrica de chinelos na Unidade Penal de Taguatinga.

Programa Novo tempo

O Programa Novo Tempo é coordenado pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e Egresso (GRSTRPE), e desenvolve projetos nas 38 unidades penais do Tocantins com o objetivo de oferecer educação profissional, trabalho e renda para pessoa privada de liberdade com a finalidade de reinserção social.

Durante a 1ª Mostra Laboral, representando todos os reeducandos que trabalham nas unidades penais, esteve presente o reeducando E.S.M, 24, que é artista plástico e desenvolve pinturas em tela dentro do Programa Novo Tempo. “É gratificante participar dessa iniciativa que nos dá possibilidade de mostrar o nosso melhor e de ter uma verdadeira socialização para que possamos ser bons cidadãos”, finalizou. 

Confira a galeria de fotos aqui.

(Edição: Maria Gabriela/Governo do Tocantins)

Compartilhe esta notícia