Geral 06/09/2019 - 18:21 - Marcos Miranda – Governo do Tocantins

Servidores do Sistema Socioeducativo participam de evento sobre o Setembro Amarelo em Gurupi

As palestras ocorreram durante toda o dia com temáticas afins aos temas suicídio e depressão_400.jpg As palestras ocorreram durante toda o dia com temáticas afins aos temas suicídio e depressão.jpg -

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio e com o objetivo de alertar os servidores do Sistema Socioeducativo da região sul do estado sobre os riscos silenciosos da depressão, a Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de sua Escola Superior de Qualificação e Formação Profissional e em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), promoveu palestras e debates no Instituto Federal do Tocantins (IFTO/TO), no campus de Gurupi, nesta sexta-feira, 06.

O evento faz parte do cronograma da campanha Setembro Amarelo que está sendo executado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), objetivando tratar da temática de forma preventiva e relacionada a defesa dos Direitos Humanos. Com atividades específicas voltadas para o público interno, a palestra proferida sobre o tema “Manejo de crise psiquiátrica e prevenção ao suicídio” visou alertar sobre os sinais demonstrados para prevenir o suicídio, além de estimular o cuidado com a saúde mental de cada um deles. Também aconteceu uma palestra sobre “Protocolos e Manejo de Crise psiquiátrica” ministrada pelos residentes em medicina da Universidade de Gurupi (UnirG).

O chefe de unidade da USL, Ricardo Figueiredo de Oliveira, confessou estar muito satisfeito sobre a temática e programação das ações da campanha. “É de suma importância estes momentos com os servidores, uma vez que já estamos nos preparando para qualquer tipo de situação em relação a suicídio. Este curso agrega mais conhecimento da temática à nossa rotina de trabalho”, disse.

A gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, Rute Andrade dos Santos, explicou sobre o cronograma da campanha no que tange o Sistema Socioeducativo e sobre as ações futuras. “Essa ação faz parte da campanha Setembro Amarelo, que começou com Gurupi e Palmas, e no decorrer do mês acontecerá nas unidades de Santa fé do Araguaia e em Araguaína. O diálogo com os adolescentes também ocorrerão nas unidades de todo o Estado com as parcerias que estamos desenvolvendo nos municípios”.

O Superintendente da Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto Costa, também ressaltou como os servidores serão capacitados para gerir situações de risco, “além da prevenção ao suicídio, a USL de Gurupi já iniciou o treinamento de manejo em crises psiquiátricas e essas ações vão preparar o servidor para olhar além dos aspectos de sua vida, também a se preparar para lidar com os adolescentes que passam por alguma situação de crise emocional”, finalizou.

 

Programação Setembro Amarelo

10/09 – Auditório do Procon

Horário: 14h30

- Palestra para servidores com a Psicóloga Leny Carrasco.

 

23/09 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) mini auditório (Sala 712)

Horário: às 14h

- Apoio Matricial em Saúde Mental para equipes do Sistema Socioeducativa.

Compartilhe esta notícia