Notas 10/09/2019 - 18:04 - Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Seciju promove palestra sobre prevenção do suicídio para servidores

Palestra foi destinada aos servidores da secretaria Palestra foi destinada aos servidores da secretaria - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
A palestrante compartilhou sobre os mitos acerca do comportamento suicida A palestrante compartilhou sobre os mitos acerca do comportamento suicida - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
Todos os servidores da pasta foram convidados para estarem presentes no evento Todos os servidores da pasta foram convidados para estarem presentes no evento - Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Neste mês, conhecido mundialmente como Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está promovendo ações de conscientização e prevenção do suicídio para os servidores. Umas das atividades aconteceu nesta terça-feira, 10, no auditório do Procon em Palmas.

Organizada pela Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional a palestra Prevenção do Suicídio: uma abordagem de repensar a vida reuniu servidores de todos os setores da Seciju para refletir sobre o tema.

O superintendente de administração do sistema de proteção dos direitos da criança e do adolescente, Gilberto da Costa Silva, informou que todos os servidores da pasta foram convidados para estarem presentes no evento. “A ação é para todos os servidores e tem como foco a valorização da vida, e pensar ações de prevenção, pois temos que refletir sobre o alto índice de suicídios que andam acontecendo em nossa sociedade”, declarou.

Segundo a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade, a palestra foi um momento para parar, pensar e buscar o enfrentamento das adversidades vividas que cada pessoa passa atualmente. “Essa ação não se limita ao mês de setembro, precisamos ter estes espaços para pensar, como nós servidores estamos vivendo este momento, a contemporaneidade”, disse.

A palestrante do evento, a psicóloga da área técnica da gerência de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e articuladora da agenda do Ministério da Saúde para a prevenção do suicídio, Leny Carrasco, compartilhou aos presentes o conteúdo sobre os mitos acerca do comportamento suicida, quais são as táticas que devem ser abordadas para prevenção e a importância do evento com foco nos servidores. “A meta foi ampliar e fortalecer estratégias de educação permanente para sensibilizar e capacitar servidores para qualificação do cuidado e prevenção do suicídio”, afirmou.

A servidora, Edileuza Ribeiro Magalhães, participou da palestra e demonstrou gratidão pela ação realizada pela Seciju. “A secretaria teve uma iniciativa muito interessante que eu ainda não tinha visto em outros órgãos e que precisa ser copiada por outras secretarias”, ressaltou.

Compartilhe esta notícia