Geral 10/06/2019 - 16:55 - Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Secretário da Cidadania e Justiça discute políticas para o Sistema Prisional durante reunião em Manaus

Reunião também articula estratégias de segurança para evitar tragédias no sistema prisional brasileiro Reunião também articula estratégias de segurança para evitar tragédias no sistema prisional brasileiro - Divulgação/Seciju
Heber Fidelis está participando da reunião periódica do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária Heber Fidelis está participando da reunião periódica do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária - Divulgação/Seciju

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, está participando da reunião periódica do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Manaus, no Estado do Amazonas. Com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, a reunião foi aberta às 10h da manhã desta segunda-feira, 10, e será finalizada na terça-feira, dia 11, com exposições da Secretária de Administração Penitenciária de Manaus.

Além da exposição do ministro, a programação do evento nesta segunda-feira, 10, conta com apresentações de relatórios de reuniões técnicas ocorridas anteriormente em Brasília, apresenta balanços sobre visitas técnicas realizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional [Depen] e realiza a exposição de temas em ascensão no Sistema Prisional, como o acesso do preso ao trabalho.

De acordo com Heber Fidelis, desta vez a reunião trata também da articulação de estratégias de segurança para evitar tragédias no sistema prisional brasileiro. “Após o massacre ocorrido em 29 de maio, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, aqui em Manaus, a preocupação maior dos conselheiros é evitar que esse massacre chegue aos demais estados da federação. A reunião irá nortear alternativas para evitar a repetição do episódio”, disse.

Heber Fidelis garante que durante a reunião também articula a liberação de repasses para o Estado do Tocantins. “O objetivo é dar continuidade ao trabalho de estruturação e aparelhamento do Sistema Prisional do Estado e garantir o bom andamento das rotinas operacionais nas unidades penais e consequentemente à segurança de todos”, explicou.

Para o gestor da pasta os encontros são proveitosos para a troca de experiências, boas práticas e para a discussão do aprimoramento da administração penitenciária. A programação segue até terça-feira, 11, na cidade de Manaus, e contará com palestras, plenárias e apresentação de relatórios.

(Com edição de Jaqueline Moraes)

Compartilhe esta notícia