Geral 21/05/2019 - 18:42 - Vitória Soares – Governo do Tocantins

Socioeducandos participam de momento de integração e fortalecem os laços familiares

Para valorizar o fortalecimento dos laços sociais entre os socioeducandos e fomentar a participação da família na ressocialização dos adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) junto com parceiros, apoiam a realização de momentos de integração nas unidades socioeducativas do Estado. Na última sexta-feira, 17, os alunos da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, alocada no Centro de Internação Provisória (Ceip) de Palmas, participaram de um encontro com familiares dentro da unidade socioeducativa.

A atividade foi promovida através de parceria entre Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e contou com apresentações de alunos do Colégio Frederico Pedreira, que participam do grupo Guarda Chuva Amarelo juntamente com socioeducandos do Ceip. Durante o encontro, os alunos realizaram homenagens aos familiares através de números musicais e declamação de poesias, para finalizar o evento, um almoço foi servido a todos os participantes.

Para a diretora da escola, Valdelisce Ramos de Araújo, o apoio da família é essencial para ressocialização dos adolescentes. “Nós sabemos que sem o apoio da família a integração e reinserção dos jovens na sociedade são mais difíceis, pois a educação começa a partir da família e aqui nos aprimoramos”, ressaltou.

Os convidados relataram a importância da realização de eventos como esse e agradeceram a oportunidade de integração com os adolescentes. “É um evento necessário para o entrosamento, assim nossos filhos podem se sentir acolhidos. Eu tinha uma ideia totalmente diferente a respeito do local, mas percebi que todos são tratados com muito respeito”, relatou F.B.F, mãe de um dos alunos.

Para a socieducanda, B.S.P, que cantou uma música para os presentes, o encontro foi uma oportunidade de compartilhar momentos de alegria com os familiares. “Foi muito bom participar, cantei uma música em homenagem a todas as mães, tivemos a oportunidade de nos integrar e matar a saudade”, contou.