Geral 13/05/2019 - 16:41 - Marcos Miranda – Governo do Tocantins

1º Seminário de Educação em Prisões está com as inscrições abertas

“I Seminário de Educação em Prisões” apresentará o panorama da educação e de seus desafios no estado do Tocantins “I Seminário de Educação em Prisões” apresentará o panorama da educação e de seus desafios no estado do Tocantins - Seciju /Governo do Tocantins

O “I Seminário de Educação em Prisões”, que acontecerá no dia 22 de maio, no auditório do Palácio Araguaia, na capital, está com as inscrições abertas.  O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde do Preso e Egresso e visa promover a reflexão, o debate e a avaliação quanto à realidade da educação para pessoas em situação de cárcere.

O seminário tem a proposta de apresentar o panorama de educação em prisões no Tocantins, debater as especificidades que envolvem à docência em regimes de privação de liberdade em diferentes realidades e trocar experiências entre os agentes da Rede de Educação em Prisões.

A gerente de assistência Educacional e Saúde do Preso e Egresso da Seciju, Marluce de Oliveira, falou sobre a importância de realizar o evento. “O objetivo desse seminário é compartilhar vivências e saberes sobre a educação em prisões para que possamos avançar na oferta de educação e atividades complementares aos detentos do Sistema Prisional. Assim garantiremos direitos e poderemos dar condições para abreviar o tempo de permanência dos reeducandos no sistema através a remição de pena pelo estudo”, explicou.

O evento será dividido em dois momentos: das 14h às 18h será voltado aos servidores dos Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen-TO) e convidados específicos da Escola de Gestão Penitenciária (Esgespen); já das 19h às 22h, terá como público-alvo servidores, professores, acadêmicos, pesquisadores e todos que tenham interesse pela temática.

Inscrições

O interessado deve fazer sua inscrição no site da Seciju neste link e no dia do evento levar um livro novo ou em bom estado de conservação para doar para a o projeto “Ponto de Leitura nas Prisões”. O seminário dará certificação de 8h pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins (Esgepen-TO) e contará com programação composta de palestras de profissionais da área da docência, como o PhD em educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Damião Rocha, que ministrará o tema “Educando para a diferença”.

A servidora responsável pela política de Educação em Prisões, Renata Keli Marinho, ressalta a importância da doação de livro para continuidade do projeto como forma de inscrição para o seminário.  “A leitura desenvolve o senso crítico e permite novas maneiras de ver e viver a vida. Colabora na ressocialização, tira a ociosidade das pessoas privadas de liberdade, além de desenvolver a inteligência emocional e intelectual no ambiente de confinamento, por isso a doação do livro vai contribuir muito na continuidade destes projeto de remição pela leitura”, ressaltou.

 

 

Compartilhe esta notícia