Geral 10/05/2019 - 17:25 - Erlene Miranda/ Governo do Tocantins

Unidades socioeducativas realizam programação especial em comemoração ao dia das mães

Mãe e filho comemoram juntos dias das mães Mãe e filho comemoram juntos dias das mães - Seciju/Governo do Tocantins
Adolescente presenteia mãe durante confraternização realizada no Ceip Sul Adolescente presenteia mãe durante confraternização realizada no Ceip Sul - Seciju/Governo do Tocantins
Confraternização entre socioeducandos e seus familiares no Case de Palmas Confraternização entre socioeducandos e seus familiares no Case de Palmas - Seciju/Governo do Tocantins

Dada a importância da participação das mães e familiares na reinserção social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado (Seciju), através da Superintendência de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizou uma programação especial em comemoração ao dia das mães para viabilizar a participação familiar no processo socioeducativo que os adolescentes estão vivenciando. Ao todo, cinco unidades socioeducativas do Estado celebram a data.

Na manhã desta sexta-feira, 10, os internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas participaram de um evento comemorativo realizado pela Escola Mundo Sócio do Saber, que funciona dentro da unidade, em uma atividade que contemplou momentos religiosos, recitação de poesias, apresentação musical e confraternização. Já no final da manhã foi realizado um almoço na Unidade de Semi Liberdade (USL), com socioeducandos e seus familiares.

Para Dariêx Maia, chefe do Case, esse tipo de evento aproxima os socioeducandos de seus familiares. “Aqui não estão apenas mães, há também a presença de pais, irmãos e demais familiares dos adolescentes. Nós incentivamos estes eventos e damos suporte com a logística e segurança”, garantiu.

Para o socieducando, M.A.S., 18 anos,interno do Case a presença da mãe no evento faz toda diferença no seu processo de internação. “É bom fazer homenagem para as nossas mães, é legal para elas e ajuda a gente também. Mãe é muito importante”.  A mãe dele, M. M. R. A., relatou que  foi ótimo dia para todos. “É um dia maravilhoso para todas as mães. Sempre estou presente na vida dele e é muito bom estar aqui hoje”.

Centro de Internação de Gurupi

O Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, em Gurupi, também confraternizaram com suas famílias na última quinta-feira, 9. O socioeducando, G.S.Q., 17 anos, gostou muito do evento e achou interessante a atividade de interação que foi programada. Ele também almeja mudança de vida, após sua internação. “Eu espero mudar de vida e construir uma família”.

A mãe do socioeducando, G.S.Q., também ficou feliz com a programação realizada na unidade. “Para mim foi muito importante essa homenagem feita pelos funcionários daqui. Porque é um meio de socializar a criança, esse é um trabalho bem feito que eles realizam”. Ela aproveitou para afirmar que acredita na ressocialização do filho e que ele sairá sendo um cidadão e “tendo um futuro melhor e continuará estudando e terá uma profissão” vislumbrou.

Outras comemorações

As homenagens continuam durante a semana em outras unidades do estado. Sábado será realizado um café da manhã no Ceip Norte. E no dia 17, o Ceip Central promoverá um almoço entre socioeducandos e seus familiares.

 

Compartilhe esta notícia