Geral 12/04/2019 - 13:07 - Vitória Soares – Governo do Tocantins

Núcleo Acolher promove palestra sobre saúde da mulher para acolhidas da Fazenda da Esperança

Acolhidas esclareceram dúvidas sobre saúde da mulher Acolhidas esclareceram dúvidas sobre saúde da mulher - Seciju/Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 12, a equipe do Núcleo Acolher (Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias), ligado à Secretaria Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou um palestra com mulheres acolhidas na Fazenda da Esperança Feminina de Palmas. O evento faz parte de uma sequência de ações que serão realizadas nas comunidades terapêuticas ligadas à Seciju.

A palestra, com o tema, “Saúde da Mulher: Câncer de Mama e HPV”, foi ministrada pelo de enfermeiro Carlos Vinicius Vieira Mateus e a estagiária de enfermagem Tayná Mayara Gama da Silva. Durante a ação, as acolhidas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do tema e aprender mais a respeito dos cuidados necessários em relação a saúde da mulher.

A coordenadora da Fazenda da Esperança Feminina, Elisângela Sampaio Batista, conta que eventos como esse são necessários para a valorização das mulheres presentes na fazenda. “Elas se sentem valorizadas, através dessa promoção de vida, de saúde, de ressocialização, essas ações nos fazem sentir acolhidas, de ver que estamos nessa luta e não estamos sozinhos.”  

Elisângela Sampaio também ressalta que a parceria com o Núcleo Acolher é de extrema importância para que as acolhidas percebam que fazem parte de todo o sistema e que terão apoio também ao sair da fazenda. “A parceria com o acolher é muito importante para nós, devido essa própria ressocialização, contar com a sociedade e com Estado e delas entenderem que elas fazem parte de todo sistema, sociedade, família, igreja,” conclui.

Núcleo Acolher

Criado para atender o dependente químico e seu eixo familiar, o Núcleo Acolher é um projeto executado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas, que tem o intuito de promover a recuperação e reinserção social de indivíduos em situação de risco, condicionada ao uso indevido de drogas.

 

Supervisão de Jaqueline Moraes

Compartilhe esta notícia