Geral 14/03/2019 - 16:10 - Marcos Miranda - Governo do Tocantins

Estão abertas as inscrições para o Teste de Aptidão Física do Sistema Penitenciário

Abertas as inscrições para TAF do Sispen - TO Abertas as inscrições para TAF do Sispen - TO - Divulgação Seciju - Governo do Tocantins

A Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional – (Esgepen), ligada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), divulgou na tarde de hoje, 14, o edital de inscrição para o Teste de Aptidão Física Penitenciário (TAF - Penitenciário), que visa treinar e selecionar servidores efetivos do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins (Sispen/TO) para participar de formações futuras em cursos operacionais institucionais.

Podem inscrever-se no TAF, os servidores efetivos que estejam no mínimo há um ano no exercício da função, que não estejam respondendo a processos criminais e atendam a todas as normas presentes no edital. As inscrições podem ser realizadas até 19 de março, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. A lista com os inscritos será divulgada no próximo dia 20, e o TAF aplicado no dia 31 de março, em Palmas.

O Teste de Aptidão Física tem o objetivo de selecionar servidores para atuação na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e em Cursos Operacionais Institucionais ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cursos em outras unidades da federação e/ou outras forças de segurança atuantes no Estado do Tocantins.

Teste de Aptidão Física

O servidor que tiver sua inscrição deferida pela Esgepen deverá comparecer no local indicado para realização dos teste físicos 30 minutos antes do horário fixado para seu início, com roupa apropriada para a prática de exercício físico, munidos de documento de identidade original e atestado médico original específico para tal fim, conforme edital.

De caráter classificatório, o TAF será aplicado aos candidatos, sendo composto de flexão de braços na barra fixa (somente para os candidatos do sexo masculino), isometria na barra fixa (somente para os candidatos do sexo feminino), abdominal, flexão de braço e corrida de 12 minutos, para todos os candidatos, conforme pode ser visualizado no edital citado acima. O local exato do teste será amplamente divulgado aos inscritos, antes da realização.