Geral 13/03/2019 - 13:41 - Marcos Miranda – Governo do Tocantins

Reeducandos da Cadeia Pública de Miracema recebem atendimentos médicos semanais

Equipe médica presta atendimento aos reeducandos da Cadeia Pública de Miracema do Tocantins. Equipe médica presta atendimento aos reeducandos da Cadeia Pública de Miracema do Tocantins. - Divulgação Seciju – Governo do Tocantins

Todas às quartas-feiras, os reeducandos da  Cadeia Pública de Miracema do Tocantins recebem atendimentos semanais em saúde, com prestação de serviços  médicos, acompanhamentos e profilaxia de doenças. Nesta manhã, 13, mais 15 reeducandos foram atendidos pela equipe médica do município na unidade. As ações são desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Miracema e o estabelecimento penal.

A equipe realiza cerca de 15 atendimentos semanais e é composta de um médico clínico geral, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde Santos Dumont, em Miracema. Os serviços prestados vão de uma consulta comum a encaminhamentos para especialistas e exames. “Os atendimentos são importantes. Devido às possíveis baixas de imunidade que podem acontecer nos ambientes carcerários, e estes atendimentos em loco sanam com mais celeridade os problemas”, observou o diretor da unidade, Guthembergi Bento Gomes.

A Técnica em Defesa Social, Ghislene Alves de Sousa, realiza e acompanha a organização dos procedimentos ligados às demandas médicas há dois anos.“Percebi que na unidade tinha uma demanda das áreas de saúde e necessitava de boas práticas, diante disto me disponibilizei para colaborar com as ações e articulações na área com fim de atender as necessidades dos reeducandos da unidade prisional”, conta a servidora do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO).

O médico Sankly Soares Torres presta serviços na unidade desde o início deste ano e qualifica o trabalho como positivo. “Apesar das dificuldades, o trabalho prestado tem apresentado resultados eficazes”. Já o interno da unidade prisional, L.P., está satisfeito com a qualidade do serviço prestado e da atenção recebida. “Sou grato por poder ter o atendimento médico, e pela ajuda de toda a equipe envolvida”, disse.

Compartilhe esta notícia