Geral 12/03/2019 - 18:33 - Willian Borges – Governo do Tocantins

Sistema Penitenciário ajuda reeducandos e egressos a vender produtos artesanais

Produtos artesanais em exposição Produtos artesanais em exposição - Divulgação Seciju

A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) lançou nesta terça-feira, 12, o projeto “Bazar para Recomeçar” que está disponibilizando local para venda dos produtos artesanais confeccionados por reeducandas e egressas do sistema prisional nas feiras da 304 Sul e do Bosque, em Palmas. O projeto inicialmente irá atender reeducandas da Unidade de Regime Semiaberto Feminina (Ursa), da Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF - Palmas), da Unidade Prisional Feminina de Lajeado (UPF – Lajeado) e de egressas.

Segundo o gerente de Reintegração, Trabalho e Renda do Preso e Egresso da Seciju, Leandro Bezerra, a ideia de participar das feiras nasce com a finalidade de ter um espaço de venda dos produtos confeccionados nos cursos de formação em trabalhos manuais.

“O projeto “Bazar Para Recomeçar” tem a intenção de complementar outro projeto de ressocialização, o “Renascer”, onde disponibilizamos de forma continua cursos de capacitação profissional para as detentas e egressas, principalmente em artesanato. O Bazar visa transformar os produtos confeccionados em renda”, disse.

O gerente explicou que o projeto “Bazar Para Recomeçar” será ampliado e atenderá mais reeducandos e egressos, aumentando também a diversidade e quantidade de produtos expostos para a venda.

A reeducanda, M. S. V., cumpre pena no regime semiaberto e fez elogios à inciativa. “Gostei demais desse projeto, hoje minha renda se baseia na produção de peças de artesanato, com esse projeto espero que a venda dos produtos seja facilitada e eu consiga aumentar meu ganho, melhorar a vida dos meus filhos e voltar para faculdade de enfermagem que tive que trancar por falta de dinheiro”, declarou.

Produtos

Serão disponibilizados para venda caixinhas MDF para colocar joias, sandálias decoradas, bonecas de pano, cestas de papel, bolsas femininas e nécessaire, panos de prato decorados com patchwork, bijuterias, tapetes, jogo americano para cozinha, vidros trabalhados com decopagem, roupas de algodão cru, saídas de banho e biquínis de crochê.

Compartilhe esta notícia