Geral 05/02/2019 - 09:40 - Marcos Miranda

Alunos do curso de formação do Sistema Socioeducativo preparam-se para conclusão da formação

Professor Rodrigo Rocha ministrando aula de Violência Institucional e Socioeducação Professor Rodrigo Rocha ministrando aula de Violência Institucional e Socioeducação - Marcos Miranda

Com o objetivo de capacitar os futuros servidores que serão distribuídos nas oito unidades socioeducativas do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), por meio do Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação do estado, tem dado continuidade no certame a fim de atender o cronograma divulgado. As aulas do curso de formação do Sistema Socioeducativo, estão acontecendo na sede da Unopar em Palmas desde o dia 14 de janeiro e seguem até o dia 13 de fevereiro.

De acordo com o professor Rodrigo Rocha, as aulas estão unindo interesses existentes entre alunos, professores, monitores e dos profissionais do Núcleo Gestor da escola de formação. ”Está clara a vontade de fazer dar certo. As ações de todos têm sido bem positivas. Há uma troca entre professor e aluno”, explica o professor das disciplinas de Violência Institucional e Socioeducação, Segurança e Direitos Humanos. Ao todo foram 26 profissionais selecionados para compor a equipe docente neste processo.

“Este curso está acontecendo no momento certo. E a prioridade tem sido perceber e tratar o adolescente de forma singular” na fala da aluna Silvânia Miranda fica explícita a satisfação quanto aos focos que estão sendo dados nas aulas. “Estamos tendo contato com profissionais que realmente entendem sobre a política de atendimento ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. As aulas são repletas de exemplos do cotidiano do profissional, teatros, dados. Muito interessante mesmo”, esclarece a aluna.

O suporte para o acontecimento das aulas é dado também por uma equipe de monitores que é formada por técnicos socioeducadores. “Os monitores estão trabalhando com afinco para atender as necessidades que surgem nas aulas. Este contato com os futuros servidores é riquíssimo para ambos os lados”, disse Nayana fortes, servidora que compõe o grupo.

Cronograma

O conteúdo teórico que forma a ementa do curso de formação será ministrado até o dia 07 de fevereiro. Em seguida as aulas práticas serão aplicadas na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardoso, na quadra 403 Sul. As aulas práticas de Técnicas de contenção e mobilização serão divididas em dois grupos, as quais dos dias 8 a 11 do mês de fevereiro serão destinadas aos técnicos socioeducadores, e no dia 10 para analistas e assistentes socioeducadores.

Os alunos que estão tendo aulas para compor o grupo de servidores como motoristas terão aulas práticas de direção defensiva nos dias 7, 8, e 9. Dia 17 de fevereiro acontecerá a prova objetiva, com o seu resultado previsto para 01 de março de 2019, sendo este de caráter eliminatório.

Compartilhe esta notícia