Geral 04/02/2019 - 17:47 - Willian Borges – Governo do Tocantins

Foi recapturado no Maranhão fugitivo da Cadeia de Augustinópolis

Eliandro posando para foto para banco de dados do Sistema Prisional Eliandro posando para foto para banco de dados do Sistema Prisional - Divulgação/Seciju

Foragido, Eliandro Moraes da Silva, foi recapturado no Maranhão e retornou nesta segunda-feira, 4, para a Cadeia Pública de Augustinópolis, unidade esta que ele e mais 7 reeducandos empreenderam fuga em 11 de dezembro de 2016. Eliandro foi recapturado em Imperatriz, após assaltar a mãe de policial.   

A fuga aconteceu em uma madrugada de domingo, quando oito reeducados cavaram um túnel que saía da cela e levava até o lado de fora do muro da cadeia. Em ação rápida e eficaz da equipe da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) juntamente com a PM, ainda no final daquele domingo metade dos fugitivos já haviam sido recapturados. O trabalho de recaptura continuou e todos os outros detentos voltaram ao cárcere, menos Eliandro.

Segundo o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins, Orleanes de Sousa Alves, o trabalho de recaptura também faz parte do sistema carcerário. “O trabalho de estruturação dos presídios e prevenção à fuga é muito forte no estado, pois os reeducandos instintivamente gastam seu tempo procurando falhas no sistema e nos procedimentos. No entanto, nossa equipe é treinada e trabalha diuturnamente com muita competência para devolver o apenado para o cumprimento de sua pena”, disse.

Recapturas 2018

Em 2018, o índice de recaptura de fugitivos das unidades prisionais do Estado foi de 78,33%, dos 60 foragidos somente 13 ainda não foram recapturados. Os números podem ser melhorados, uma vez que os trabalhos para recaptura desses foragidos continuam.

 

 

Compartilhe esta notícia