Geral 28/11/2019 - 14:21 - *Vitória Soares/ Governo do Tocantins

Governo do Tocantins realiza I Simpósio Estadual sobre Drogas

Simpósio faz parte da programação da XVII Semana Estadual Sobre Drogas. Simpósio faz parte da programação da XVII Semana Estadual Sobre Drogas. - Vitória Soares/ Governo do Tocantins
I Simpósio Estadual Sobre Drogas debate ações preventivas para o cenário tocantinense I Simpósio Estadual Sobre Drogas debate ações preventivas para o cenário tocantinense - Vitória Soares/ Governo do Tocantins
Evento também contou com apresentações culturais Evento também contou com apresentações culturais - Vitória Soares/ Governo do Tocantins

Pensando em fomentar discussões acerca da prevenção de drogas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando nesta quinta-feira, 28, em Palmas, o I Simpósio Estadual Sobre Drogas. Com o tema “Do saber ao prevenir”. O evento reúne interessados pela temática no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e abre espaço para diálogos sobre drogas no cenário estadual e nacional.

Realizado pela Diretoria de Direitos Humanos da Secijua, através da Gerência de Prevenção Contra as Drogas, o simpósio faz parte da programação da XVII Semana Estadual Sobre Drogas, que está promovendo diálogos e ações sobre a temática em diversos municípios do estado. As atividades, com foco no tema “Conscientizar ainda é a melhor prevenção” seguem até essa sexta-feira, 29.

O secretario executivo da Seciju, Geraldo Divino Cabral, explica que o simpósio ressalta o interesse do poder público sobre a questão das drogas. “O evento demonstra exatamente a preocupação que o Governo do Estado, através da Secretaria de Cidadania e Justiça, tem em relação ao uso de drogas. Nós temos que desenvolver ações políticas que possam prevenir, para isso precisamos conhecer, fazer com que a sociedade possa vir discutir a temática junto com o poder público e entidades envolvidas nesse sentido”, enfatizou.

A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, ressalta que o trabalho de prevenção deve acontecer de forma contínua. “A gente percebe que a maioria dos jovens hoje está entrando cada vez mais no mundo das drogas e não podemos deixar de fazer nossa política pública, implantar ações no estado todo. A prevenção é o caminho e ela é feita com um trabalho de formiguinha, são várias ações contínuas, pois a prevenção deve ser gradual, não pontual”, afirmou.

Programação

A abertura do I Simpósio Estadual Sobre Drogas contou com apresentações culturais da banda da Polícia Militar e da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito. Posteriormente, uma palestra foi ministrada pelo promotor do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Sergio Fernando Raimundo Harfouche, que tratou sobre a temática do Programa para Evasão e Violência Escolar (Provace), com ênfase na relação com o uso de drogas.

Para iniciar sua fala, o promotor abordou o contexto da política sobre drogas no Brasil, na perspectiva jurídica, com as leis relacionadas ao uso de substâncias ilícitas. Além disso, também abordou o uso de drogas relacionado ao âmbito escolar. “Nós temos obervado que o uso de drogas está atrelado à evasão escolar, por isso pretendo não só apresentar um quadro panorâmico sobre a situação, mas juntamente com isso, a experiência sobre o assunto”, afirmou durante seu discurso. 

De acordo com o gerente de Prevenção Contra as Drogas, Ronan Dorneles, a programação da tarde será com duas palestras. A primeira trará o tema “Vamos falar sobre drogas lícitas? O impacto cultural das drogas lícitas na sociedade brasileira” e a segunda com “Nova lei de drogas e a aplicação na prática das políticas públicas”.

“Durante a tarde nós temos palestras com alguns profissionais convidados e uma séria de especialistas, que também trabalham com o fortalecimento desse eixo assistencial, da prevenção contra as drogas e do tratamento em si”, explicou o gerente.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Jaqueline Moraes 

Compartilhe esta notícia