Geral 07/10/2019 - 13:40 - Jaqueline Moraes – Governo do Tocantins

2ª edição do projeto “Juntos pela Cidadania” leva atendimentos para o município de Mateiros

Projeto também conta com a oferta de cursos profissionalizantes Projeto também conta com a oferta de cursos profissionalizantes - Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Diretora dos Direitos Humanos disse que a expectativa é de 300 atendimentos por dia Diretora dos Direitos Humanos disse que a expectativa é de 300 atendimentos por dia - Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Ação é realizada através de parceria entre diferentes pastas do governo Ação é realizada através de parceria entre diferentes pastas do governo - Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Entre os serviços ofertados está a emissão de documentos Entre os serviços ofertados está a emissão de documentos - Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Descentralizar atendimentos e garantir o exercício da cidadania à população tocantinense é o objetivo central do projeto “Juntos pela Cidadania” promovido pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A 2ª edição do projeto iniciou nesta segunda-feira, 07, às 8h, na sede da Prefeitura, no munícipio de Mateiros, região do Jalapão. As atividades seguem até o dia 09, com apoio da Prefeitura Municipal.

Os serviços prestados visam a garantia de documentação, qualificação profissional, informação e qualidade de vida aos munícipes. Entre os serviços ofertados pelo projeto destacam-se: a emissão de 1º e 2º via do documento de identidade, emissão e regularização do CPF, revelação de fotos 3x4, testes rápidos de IST’s, palestras sobre cidadania e direitos humanos, além da oferta de cursos profissionalizantes com certificação de 40h, iniciados na última sexta-feira, 04.

De acordo com a diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro de Santana, a expectativa é de realizar mais de 300 atendimentos por dia.

“Além dos atendimentos, vamos concentrar nosso foco no recadastramento das famílias quilombolas que tem dificuldade de chegar ao próprio município. Com o recadastramento podemos garantir o acesso dessas famílias aos programas de seguridade alimentar, que é garantido aos grupos populacionais vulneráveis através da Fundação Palmares”, explica.

A secretária de Assistência Social de Mateiros, Mariene Tavares, conta que essas eram ações e atividade ansiadas pela gestão e por toda a população local. “A parceria dos CPF’s e identidades, por exemplo, um prazer ter esta equipe aqui no município, assim não vamos precisar levar nosso povo para Palmas para fazerem estes documentos. Está sendo uma semana de vitórias para nós. Valeu a pena meus pedidos, a correria que foi, mas tudo vale a pena”, disse.

Outras ações

Entre as ações previstas no projeto “Juntos Pela Cidadania” estão reuniões da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, rodas de conversa, encontros com o Conselho Tutelar, orientação para professores no enfrentamento de violências e vulnerabilidades, oficinas e atividades lúdicas, palestras e auxílio a mulheres em situação de violência.

Compartilhe esta notícia