Geral 12/03/2018 - 12:30 - Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

Secretário Cel. Glauber empossa membros do Conselho Penitenciário e destaca avanços e desafios do Sistema

Cle. Glauber empossa nova mesa diretora do Conselho. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG Cle. Glauber empossa nova mesa diretora do Conselho. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG -
Secretário destaca avanços da Seciju e do Penitenciário. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG Secretário destaca avanços da Seciju e do Penitenciário. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG -
Novos conselheiros Penitenciários são empossados. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG Novos conselheiros Penitenciários são empossados. Foto Tamires Rodrigues - Governo do Tocantins.JPG -

Com o enfoque de pensar novas políticas para o Sistema Penitenciário tocantinense e contribuir com a gestão carcerária, 16 novos membros do Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins foram empossados na manhã desta segunda-feira, 12, no gabinete do secretário da pasta. Na ocasião de posse, os membros da nova mesa-diretora da entidade foram eleitos e empossados dos cargos.

Assumiu o posto de presidente do Conselho, o membro representante da Ordem dos Adgovados do Brasil (OAB-TO), Heber Luís Fidélis Fernandes, e a membro representante da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), Napociane Pereira Póvoa.

O secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Cel. Glauber de Oliveira ressaltou as ações já desenvolvidas pela pasta e os anseios de melhorias para o Sistema Prisional, bem como ouviu as demandas da entidade. “Essa Secretaria tem um alcance enorme para a população tocantinense porque tem assuntos transversais e no âmbito de Justiça, com o Sistema Socioeducativo e o Penitenciário. O Prisional, uma das áreas que mais nos exige, é um dos nossos maiores desafios, especialmente no aspecto da ressocialização, que é o nosso maior interesse. E por isso que o Conselho é muito importante, para travar juntamente conosco essa batalha e pensarmos juntos em saídas”, explicou o gestor.

O Coronel Glauber ainda mencionou também a importância de pensar nos reeducandos e nos servidores, na mesma medida. “Nós temos vantagem por ter mão-de-obra qualificada, priorizando capacitar ainda melhor essa equipe para trabalhar melhor com a ressocialização e humanização do Sistema”, destacou.

Ao perceber que o intuito da pasta com a entidade, inclusive pelo Conselho ser ligado à Seciju, foi travada uma cooperação mútua. “No Conselho, o senhor tem um grande apoio nos projetos e somos parceiro nessa visão da ressocialização por meio do trabalho e da humanização do Sistema”, frisou o novo presidente da entidade.

Outros avanços da pasta foram destacados pelo Secretário, como a liderança do Tocantins no ranking de pessoas presas em atividades educacionais, também a inauguração da Escola de Gestão Superior Penitenciária para capacitação dos Servidores e Centro de Atendimento Multidisciplinar também para o quadro da Seciju, além de construção, reformas e ampliação dos estabelecimentos penais para ampliação de vagas e novos grandes projetos de ressocialização pelo trabalho e renda, para que o reeducando possa ser reinserido na sociedade já com uma profissionalização.

Esses avanços foram citados a fim de que todos os conselheiros conheçam a amplitude da Seciju, especialmente do Sistema Penitenciário, e a necessidade de auxilio nas áreas afins dentro do Prisional.

Os atuais membros farão a gestão do Conselho Penitenciário de 2018 a 2021.