Geral 12/03/2018 - 15:59 - Thaise Marques – Governo do Tocantins

Casa dos Direitos Humanos homenageia mulheres tocantinenses

Trabalho em defesa das mulheres é reconhecido Trabalho em defesa das mulheres é reconhecido - Thaise Marques – Governo do Tocantins
Diretoria de Direitos Humanos homenageou as mulheres tocantinenses Diretoria de Direitos Humanos homenageou as mulheres tocantinenses - Thaise Marques – Governo do Tocantins

“Não é apenas comemorar o Dia da Mulher, mas relembrar sua luta, as desigualdades e todas as dificuldades encontradas no dia-a-dia. É falar de conquistas e também do que precisamos muito avançar nas nossas políticas públicas para nossas mulheres”, afirmou o secretário de Estado, da Cidadania e Justiça (Seciju), Coronel Glauber de Oliveira, na última sexta-feira, 9, durante homenagem em alusão ao Dia da Mulher, realizada pela Casa dos Direitos Humanos. Durante este mês de março, todas as áreas de atuação Seciju estão mobilizadas em ações transversais alusivas ao dia internacional da mulher.

Na ocasião, a Diretoria de Direitos Humanos homenageou as mulheres tocantinenses, em especial algumas que se fazem destaque no cenário nas esferas políticas e sociais, tendo como base as áreas de atuação das gerências da diretoria, Mobilização e Participação Social, Políticas e Proteção da Diversidade Sexual, Políticas e Proteção da Pessoa com Deficiência, Políticas e Proteção da Pessoa Idosa, Promoção da Igualdade Racial, Proteção de Povos Indígenas. Cada mulher homenageada recebeu um certificado de honra ao mérito em agradecimento pelos trabalhos realizados.

A diretora de Direitos Humanos, Suami Freitas, ressaltou as lutas diárias na rotina da mulher. “Não podemos deixar que a mulher continue sendo vítima do machismo, de diversas violências, assim como ganharem salários mais baixos, e serem tão marginalizadas por seus parceiros. Defendemos a igualdade de gêneros, a liberdade, a valorização e reconhecimento da mulher”, afirmou Suami. A diretora também enfatizou a importância de cada servidora que atua na Casa dos Direitos Humanos, prestando um serviço eficiente e de qualidade a toda população tocantinense, foi destaque durante o evento.

A presidente da Associação Municipal dos Idosos de Palmas, Maria do Carmo Gomes de Oliveira, que recebeu o certificado de honra ao mérito, falou da relevância em dar visibilidade ao trabalho e luta das mulheres tocantinenses. “Este é um momento muito importante, pois temos mulheres guerreiras e que são a voz de muitas outras. Mais que o reconhecimento do nosso trabalho, é saber que podemos dar visibilidade ao nosso trabalho. Me senti muito importante ao falar em nome de todas as idosas”, ressaltou a presidente.

Para a diretora de Políticas Para as Mulheres, Ana Maria Guedes é necessário intensificar ainda mais as políticas públicas para mulheres assim investir em campanhas de conscientização. “Tanto falamos em avanços e modernidade, mas quando falamos em mulheres, vemos uma sociedade na maioria das vezes machista e tão ultrapassada. Hoje temos uma gestão comprometida, dedicada e empenhada em realmente avançar na proteção da mulher. Falamos da defesa dos seus direitos e não mediremos esforços para que sejam cumpridos”, pontuou Ana Maria.