Geral 21/12/2018 - 18:10 - Marcos Miranda - Governo do Tocantins

Final de ano nas unidades socioeducativas é marcado por confraternizações e desejo de reconstruir laços sociais

Confraternização envolvendo toda a sociedade na Unidade Ceip Sul em Gurupi. Confraternização envolvendo toda a sociedade na Unidade Ceip Sul em Gurupi. - Seciju Divulgação
De Norte a Sul do estado, nas nove unidades, o momento é de celebrar e traçar metas para 2019. De Norte a Sul do estado, nas nove unidades, o momento é de celebrar e traçar metas para 2019. - Seciju Divulgação
Confraternização envolvendo toda a sociedade na Unidade Ceip Sul em Gurupi. Confraternização envolvendo toda a sociedade na Unidade Ceip Sul em Gurupi. - Seciju Divulgação

Mais um ano está por se findar, e as unidades que compõem o Sistema Socioeducativo no Tocantins estão em clima festa. Os servidores, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, familiares e a sociedade fazem destes momentos uma celebração dos frutos de um bom trabalho desenvolvido e da tão almejada paz.

No Centro de Internação Provisória (Ceip) Masculino de Gurupi, a confraternização aconteceu no dia 13 dezembro, antecipadamente, com a participação dos adolescentes, de seus familiares, servidores e convidados que atuam como parceiros.

Os eventos têm como objetivo fortalecer laços familiares, ensinar aos adolescentes a conviver em grupo, reaproximá-los da sociedade, e mostrar eles e seus familiares que é possível reescrever um novo caminho longe da violência e das drogas. “O maior motivo destas confraternizações é o fortalecimento do vínculo familiar”, esclareceu a assistente social do Ceip Sul em Gurupi, Eliana da cruz Pereira.

O adolescente desta unidade, K.N.D, 17, diz que o evento foi bom, pois eles puderam estar com suas famílias desenvolvendo as atividades propostas pela equipe. “Tivemos teatro, almoço e um momento religioso e isso tudo nos ajuda a voltar diferentes para a sociedade”, explicou o adolescente.

No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas e na Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina de Araguaína foram feitas, além das tradicionais confraternizações, ações de entrega de cestas básicas nesta sexta-feira, 21.

Já Unidade Socioeducativa de Semiliberdade (USL) Masculina de Palmas, além dos servidores e familiares, participaram da confraternização representantes de algumas instituições, como os Correios, a Igreja Universal e a Estação da Juventude Santa Bárbara, que participaram das dinâmicas propostas, fortalecendo os vínculos intersetoriais.

Todas as unidades sempre se reúnem em datas festivas e como apregoa a própria Constituição Federal, a responsabilidade sobre o bem estar e desenvolvimento social de crianças e adolescentes é de todos. Logo, somos convidados a fazer parte.

Compartilhe esta notícia