Geral 30/11/2018 - 17:54 -  Shara Rezende – Governo do Tocantins

Semana Estadual Sobre Drogas termina após realizar ações em 14 municípios tocantinenses

Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses - Divulgação/ Seciju
Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses -  Shara Rezende – Governo do Tocantins
Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses Ações da Semana Sobre Drogas aconteceram em 14 municípios tocantinenses -  Shara Rezende – Governo do Tocantins

A 16ª Semana Estadual Sobre Drogas, realizada pelo Conselho Estadual Sobre Drogas (Conesd/TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), foi encerrada nesta sexta-feira, 30, com atividades realizadas pela Gerência de Prevenção contra as Drogas da Seciju, em parceria com a Diretoria de Políticas Mulheres da Seciju e Superintendência da Juventude da Secretaria Estadual de Educação, na Fazenda da Esperança Feminina de Palmas e Casa Crer Feminina, entidades que atendem mulheres dependentes químicas.

A assessora jurídica da Diretoria de Mulheres da Seciju, Raimunda Leite Silva, promoveu uma roda de conversar com as mulheres atendidas pela Casa Crer e destacou que a violência sofrida por elas é fator preponderante para fazê-las buscar consolo no uso de drogas ilícitas e álcool. “Infelizmente, essas mulheres sofrem violência dentro de casa; doméstica, familiar ou de seus parceiros; e assim elas acabam buscando refúgio no álcool e nas drogas”, apontou.

A realização da Semana Estadual Sobre Drogas, com o tema “Educar para Prevenir”, faz parte da Política Sobre Drogas do Estado que tem quatro eixos: repressão, prevenção, tratamento e reinserção social. E, neste ano iniciou no dia 23 de novembro. Ao longo desses sete dias foram promovidas ações preventivas e educativas relacionadas ao álcool e outras drogas em 14 munícipios do Estado.

“Durante toda a semana pudemos ver a integração do Estado, sociedade e entidades não-governamentais trabalhando de forma intersetorializada para reduzir o acesso dos jovens e adultos as drogas”, comemorou o coordenador do Projeto Acolher desenvolvido pela Seciju, Matheus Eije.

A programação deste último dia da Semana Sobre Drogas teve ainda curso de auto maquiagem, aula de zumba e palestra sobre empoderamento feminino e prevenção a recaída com o coordenador do Acolher em Palmas e passeata em Arraias.

Compartilhe esta notícia