Geral 09/10/2018 - 09:41 - Jaqueline Moraes/Governo do Tocantins

Sistema Penitenciário adere ao Outubro Rosa com ações preventivas em Palmas

Ações preventivas serão realizadas em unidades prisionais femininas Ações preventivas serão realizadas em unidades prisionais femininas - Divulgação/Seciju

Desde a década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa estimula a participação da população no controle do câncer de mama. Neste mês, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), oferta, às mulheres privadas de liberdade e servidoras, ações de conscientização sobre a doença, acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e também busca contribuir para a redução da mortalidade e tratamento do câncer de mama.

Foram sistematizadas ações para todo o mês de outubro, entre elas: coleta de exames preventivos, realização de exames de imagem e palestras educativas. Na segunda-feira, 8, foram ofertados exames preventivos às reeducandas da Unidade de Regime Semiaberto Feminina (URSA) de Palmas. Já as reeducandas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas realizam o exame preventivo nesta quarta-feira, 10, pela manhã.

As palestras serão realizadas em todas as quartas-feiras deste mês na Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), em Palmas. A primeira palestra, dia 10, aborda o enfrentamento às violências contra as mulheres. Na programação, também estão previstas palestras que abordam cuidados e higiene íntima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e maneiras de auxiliar na autoestima. Já no dia 23 de outubro, com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, serão ofertados exames preventivos e de imagem.

CPP de Palmas

Na quinta-feira, 11, as visitantes de reeducandos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas participarão de atividades especiais. A direção da unidade, junto com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão da CPP Palmas, promoverão palestras, agendamento de exames e maquiagem.

As atividades começam antes do início das visitas, às 8 horas, com a palestra sobre prevenção do câncer de mama ministrada por Xênia Pollyana de Amorim Galvão. Em parceria com a empresa A&M Make Up Boutique, duas maquiadoras estarão à disposição das mulheres para maquiar as interessadas antes das visitas, com o objetivo de promover a autoestima de cada uma. São esperadas cerca de 70 mulheres para a atividade.

Além disso, o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Saúde da Mulher estará na CPP de Palmas para agendar exames de mamografia e preventivo com todas as visitantes que precisarem e quiserem se cuidar.

Compartilhe esta notícia