Geral 10/10/2018 - 09:41 - Jaqueline Moraes – Governo do Tocantins

Sistema Penitenciário adere ao Outubro Rosa com ações preventivas em Palmas

Outubro Rosa Outubro Rosa - Secom Tocantins

Desde a década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa estimula a participação da população no controle do câncer de mama. Neste mês, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), oferta às mulheres privadas de liberdade e servidoras ações de conscientização sobre a doença, acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e também busca contribuir para a redução da mortalidade e tratamento do câncer de mama.

Foram sistematizadas ações para todo o mês de outubro, entre elas: coleta de exames preventivos, realização de exames de imagem e palestras educativas. No dia 08 de outubro, foram ofertados exames preventivos às reeducandas da Unidade de Regime Semiaberto Feminina (URSA) de Palmas. Já as reeducandas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas realizam o exame preventivo nesta quarta-feira, 10, pela manhã.      

As palestras serão realizadas todas as quartas-feiras desse mês na Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (CEPEMA), em Palmas. A primeira palestra, dia 10, aborda o enfrentamento às violências contra as mulheres. Na programação também estão previstas palestras que abordam cuidados e higiene íntima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e maneiras de auxiliar na autoestima. Já no dia 23 de outubro, com apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, serão ofertados exames preventivos e de imagem.

CPP de Palmas

Na quinta-feira, 11, as visitantes de reeducandos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas participarão de atividades especiais. A direção da unidade, junto com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão da CPP Palmas, promoverão palestras, agendamento de exames e maquiagem.

As atividades começam antes do início das visitas, às 8 horas, com a palestra sobre prevenção do câncer de mama ministrada por Xênia Pollyana de Amorim Galvão. Em parceria com a empresa A&M Make Up Boutique, duas maquiadoras estarão à disposição das mulheres para maquiar as interessadas antes das visitas, com o objetivo de promover a autoestima de cada uma. São esperadas cerca de 70 mulheres para a atividade.

Além disso, o Sesc Saúde da Mulher estará na CPP de Palmas para agendar exames de mamografia e preventivo com todas as visitantes que precisarem e quiserem se cuidar.

Compartilhe esta notícia