Gerência da Escola Superior de Gestão Penitenciária

Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins -

Gerente: Daniel Rodrigo de Araújo

esgepen@cidadaniaejustica.to.gov.br

Atribuições:

Promove e planeja cursos voltados à qualificação e desenvolvimento dos servidores do sistema penitenciário e prisional, com objetivo de capacitar permanentemente os servidores em serviço, profissionalizando o trabalho desenvolvido afim de tornar o Estado do Tocantins uma referência para o Sistema Prisional do Brasil!

PLATAFORMAS DIGITAIS ESGEPEN

SOBRE A ESCOLA

Aqui começa a Formação e Capacitação dos Servidores do Sistema Penitenciário e Prisional. A Esgepen também realiza cursos de formação inicial para os cargos efetivos e temporários do Sistema Penitenciário (Sispen), alguns em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como instituições de ensino superior. Dentre suas atividades, também está a realização de cursos regulares de aperfeiçoamento, capacitação e de natureza gerencial, a fim de preparar os servidores para os cargos de direção, chefia ou assessoramento.

VISÃO
Ser referência no âmbito nacional, na capacitação permanente dos servidores para a custódia humanizada, com base nos princípios de segurança e disciplina;

MISSÃO
Promover o desenvolvimento institucional permanente, por meio da capacitação de servidores em serviço, com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços de custódia.

ESTRUTURA E PROJETOS

A Sede da ESGEPEN está localizada na cidade de Palmas, Capital do Tocantins, na região central do Estado, e atualmente possui toda a infraestrutura necessária para ofertar as capacitações e aperfeiçoamentos aos servidores do sistema penitenciário e prisional. O prédio da escola possui um espaço de convivência, salas de aulas teóricas, sala de atividades físicas, espaço de reuniões e salas administrativas. A Esgepen está localizada na quadra 103 Sul, SO 05, Lote 22, em Palmas.

FORMAÇÕES EM 2019

•  3 Edições do CAOP (Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário);
  •  TAF 2019/1 (Teste de Aptidão Física Penitenciário);
  •  Seminário Fundo Rotativo: Desafios e Possibilidades;
  • Viagem Institucional: Visita às Unidades Prisionais;
  • Projeto de Qualidade de Vida do Servidor (Aulas de Defesa Pessoal, Treino Funcional e Equipe de Corrida)

EM ANDAMENTO

• 2 Edições do CAOP (Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário);
  • TAF 2019/2 (Teste de Aptidão Física Penitenciário);
  • Curso de Formação do GIR (Grupo de Intervenção Rápida);
  • 11 Cursos nos Eixos de Gestão, Segurança e Qualidade de Vida, com verba do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN);
  • Projeto de Qualidade de Vida (Aulas de Natação, Defesa Pessoal, Treino Funcional e Equipe de Corrida);
  • Curso de Pós Graduação: Gestão Penitenciária.