Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional – Sistema Socioeducativo

Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional -

Gerente: Rute Andrade dos Santos

Contato: : (63) 3218-6701

est@cidadaniaejustica.to.gov.br

Atribuições:

Responsável pela formação continuada dos servidores, baseado nos modelo metodológico da Escola Nacional de Socioeducação – ENS, assim como, pela promoção de estágios curriculares e projeto de pesquisa e extensão de instituição de ensino superior, fomentando a disponibilidade de dados e informações sobre o Sistema Socioeducativo do Tocantins.

SOBRE A ESCOLA

Em 2015, em consonância com a iniciativa federal da Escola Nacional de Socioeducação - ENS, fundada em 2014 para proporcionar formação continuada para todos os profissionais que atuam no sistema socioeducativo nacional, seja em meio aberto, atendimento inicial, restrição ou privação de liberdade, o Estado do Tocantins instituiu o Núcleo Gestor Estadual da ENS, instituído pela Portaria SEDPS/TO nº 086, de 06 de abril de 2015, publicada no Diário Oficial do Estado (DOETO) nº 4.354 de 13 de abril de 2015.

Em 2019, foi criada a Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional - ESFQP, ligada à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, seguindo as orientações metodológicas da ENS, cujo objetivo é proporcionar formação continuada para os (as) diferentes profissionais que atuam direta ou indiretamente no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

ESTRUTURA E PROJETOS

Pensar a estrutura da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional – ESFQP é pensar um modelo pedagógico contemporâneo em que contempla os diversos cenários de formação, tais como a aprendizagem tradicional, em sala de aula, a formação no local de trabalho e espaços que fomentam a reflexão sobre a prática socioeducativa. Pensando assim, a ESFQP criou a Escola Itinerante, cujo objetivo é circular nas unidades socioeducativas do Tocantins e promover leitura, discussões e roda de conversa sobre a temática que envolve a medida. Esse projeto foi lançado em março e já está indo para 5 ciclo no mês de julho, com a leitura prévia de capítulos do livro Desafio da Socioeducação e discussões conforme cronograma anual. Além da leitura desse livro, para o mês de julho, a Escola Itinerante contará com ação no Ceip femino, com o documentário “Meninas Fora da Lei”.

Iniciado em março de 2019, o projeto Memorial do Socioeducativo visa conhecer a história oral da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Tocantins, desde 2012, com a criação do Sinase. Estão sendo ouvido servidores que já atuam e atuaram no Sistema Socioeducativo, Egressos do Sistema, familiares, Socioeducandos, bem como atores da sociedade civil que atua direta ou indiretamente como Poder Judiciário, Conselhos entre outros. O resultado esperado é a publicização de portfólio e ou um documentário que garantirá uma maior visibilidade do Sistema e sua história pela sociedade e o fortalecimento da sua imagem institucional.

Além desses projetos, a Escola está organizando a área de Pesquisa e Estágio para que tenhamos dados científicos sobre nossas medidas e sobre o nosso sistema. Bem como articulação com as universidades para fomentar projetos de pesquisa de extensão. Esperamos que muito em breve, a Escola possa ter um acervo com os dados científicos provenientes das unidades socioeducativas com vistas a promoção da Política de Direitos da Criança e do Adolescente.

Portanto a ESFQP está dividida em 4 áreas: Administrava; Técnica Pedagógica; Estudos, Pesquisas, Publicações e Estágios e Documentação e Certificação.