Geral 10/01/2018 - 16:02 - Jaqueline Moraes – Governo do Tocantins

Capacitação mostra a importância dos conselhos estaduais para a gestão pública

Encontro reuniu além de servidores, membros de comissões, conselhos e comitês vinculados à secretaria. Encontro reuniu além de servidores, membros de comissões, conselhos e comitês vinculados à secretaria. - Jaqueline Moraes - Governo do Tocantins

Alinhar internamente e permitir mais domínio das diretrizes e políticas públicas desenvolvidas para a área da Assistência Social, no que tange aos Direitos Humanos. Para isso, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) oferece nesta quarta-feira, 10, na Casa dos Direitos Humanos do Tocantins, em Palmas, uma capacitação sobre os procedimentos administrativos para conselhos sociais. Participam, além de servidores, membros de comissões, conselhos e comitês vinculados à secretaria.

A capacitação teve à frente a assistente social Régina Merces Aires, servidora da Secretaria de Estado da Assistência Social (Setas), que explicou a conduta da orientação para os conselheiros. “Conversamos sobre a importância dos conselhos para a gestão pública, assim como a discussão das partes administrativas referentes à eles [conselhos], como organização e realização de eleições e conferências, divulgação de atos e controle social para políticas públicas”, pontuou.

Para o secretário Glauber de Oliveira, que participou da abertura da capacitação na manhã desta quarta-feira, é importante estreitar as relações com os conselhos para assegurar o enfrentamento às violências e viabilizar um melhor atendimento na Casa dos Direitos Humanos. “Capacitar os conselhos é melhorar a relação entre o governo e sociedade civil para que, juntos, possamos buscar soluções para as questões sociais e garantir o desenvolvimento das políticas públicas”, enfatizou o gestor.

A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Suami Feitras, reforçou a relevância do conhecimento para fortalecimento das ações dos membros dos conselhos. “Quem trabalha com as causas sociais tem que estar munido de conhecimento para sempre poder auxiliar aqueles que nos procuram, e assim alcançar e garantir os direitos humanos”.

Casa dos Direitos Humanos

Inaugurada no dia 10 de dezembro, a Casa dos Direitos Humanos do Tocantins está localizada na quadra 504 Sul, e oferta serviços de atendimento jurídico, social e psicológico às vítimas de violação de direitos, de discriminação por homofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia, racismo e intolerância religiosa, e qualquer violação relacionada à pessoa idosa, pessoa com deficiência, dependentes químicos, mulheres, migrantes, criança e adolescente em situação de rua.

Compartilhe esta notícia