Geral 12/09/2017 - 12:12 - Luiz Henrique Machado – Governo do Tocantins – 12.09.17

Projeto Acredito oferta documentos pessoais a moradores da Arse 122

Projeto Acredito atende moradora da Arse 122 - Foto - Luiz Henrique Machado.JPG Projeto Acredito atende moradora da Arse 122 - Foto - Luiz Henrique Machado.JPG -
Moradores são atendidos pelo Projeto Acredito, na Arse 122, em Palmas - foto - Luiz Henrique Machado.JPG Moradores são atendidos pelo Projeto Acredito, na Arse 122, em Palmas - foto - Luiz Henrique Machado.JPG -
Francilene leva o filho Isaias para tirar o documento RG - foto Luiz Henrique Machado.JPG Francilene leva o filho Isaias para tirar o documento RG - foto Luiz Henrique Machado.JPG -

A costureira Francilene de Queiroz Silva e o filho Isaías Queiroz, de 14 anos, chegaram antes das 9h da manhã, na Escola Antônio Carlos Jobim, na Arse 122, em busca de atendimento no Projeto Acredito. Isaias estava há dois anos com o CPF e agora foi em busca do RG, na ação da Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos. As atividades seguem até 17h, e atendem todos interessados da região que precisam dos dois documentos.

O Instituto de Identificação, ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e os Correios são parceiros do Projeto. Ambos confeccionam os documentos de RG e CPF, respectivamente. No caso do CPF, o cidadão já sai do local sabendo qual o número, porém, o papel deve ser impresso a partir do acesso ao site da Receita Federal. O RG fica pronto em 15 dias e deve ser pego na sede do Instituto, na Quadra 202 Norte.

“Isso é muito bom, pois muitos pais trabalham e não têm tempo. A vida é corrida. Sendo a ação pertinho da gente, facilita muito, não atrapalha as aulas das crianças e nem os nossos serviços. Gostei muito”, disse Francilene.

A Seciju está com sete servidores no local para atendimento. “Todos os moradores que vieram serão atendidos. Não há um limite”, explica Suami Freitas, diretora de Direitos Humanos, que alerta aos interessados em obter os documentos, para não esquecerem certidões e fotos. “Quem vai fazer o RG precisa estar com cópia e original da Certidão de Nascimento, mais duas fotos 3x4”, lembra Suami. Adolescentes acima de 12 anos também podem obter o RG.

O CPF é para todas as idades, contudo, menor de idade precisa ter certidão de nascimento, comprovante de residência e estar acompanhado de um responsável legal. Quem é maior de 18 anos também precisa levar a certidão de nascimento e comprovante de residência, além do título de eleitor.

“O Projeto Acredito será realizado também no Jardim Aureny III, mas ainda estamos verificando a data”, revela Suami, destacando que esta é uma das primeiras ações do Acredito, que vai completar um mês de criação no dia próximo sábado, 16.  O Projeto é ligado ao Conselho Estadual Sobre Drogas e nasceu com o objetivo de envolver a comunidade, sem distinção de idade, gênero, raça, nível de escolaridade ou qualquer outro elemento discriminante, em ações nas áreas da saúde, segurança pública, educação, assistência social, desenvolvimento econômico e social, urbanização, cultura e desporto objetivando a prevenção e o combate ao uso das drogas.

Compartilhe esta notícia