Geral 11/09/2017 - 17:09 - Tom Lima - Governo do Tocantins

Caravana dos Direitos possibilita emissão de documentos a moradores

Serão ofertadas  primeiras vias de documentos, como Carteira de Identidade (RG) e CPF, gratuitamente. Serão ofertadas primeiras vias de documentos, como Carteira de Identidade (RG) e CPF, gratuitamente. - Divulgação - Correios

O Projeto Acredito leva aos moradores da quadra Arse 122 (também conhecida como 1.206 Sul), em Palmas, nesta terça-feira, 12, a Caravana dos Direitos, realizada pela Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e os Correios.

A ação consiste em oportunizar aos moradores daquela quadra e bairros vizinhos a oferta da primeira via de documentos, como Carteira de Identidade (RG) e CPF, gratuitamente. Os atendimentos acontecerão das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, que fica localizada no centro da quadra residencial.

No próximo sábado completará um mês que o Projeto Acredito foi lançado, com a finalidade de envolver a comunidade de todas as classes sociais, sem distinção de idade, gênero, raça, nível de escolaridade ou qualquer outro elemento discriminante, em ações nas áreas da saúde, segurança pública, educação, assistência social, desenvolvimento econômico e social, urbanização, cultura e desporto objetivando a prevenção e o combate ao uso das drogas.

O projeto é uma realização do Conselho Estadual Sobre Drogas (CONESD-TO) em parceria com os membros que o integram, o Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas. Trata-se de um projeto piloto está sendo desenvolvido na Arse 122 entre os meses de agosto e outubro, na orientação preventiva, no controle ao tráfico e violência urbana, no acolhimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares e na prestação de serviços que possibilitem às pessoas exercerem suas cidadanias de forma plena, sempre respeitando a dignidade da pessoa humana, seus direitos fundamentais e valorizando a autonomia individual.

De acordo com a Política Nacional sobre Drogas, especificada na Lei Nacional 11.343, o Projeto Acredito atua nos quatro eixos da Politica Nacional: Prevenção, Tratamento, Reinserção Social e Repressão. No eixo da prevenção são desenvolvidas atividades na área da educação, esporte e cultura, a fim de identificar jovens e adultos dentro dos grupos de risco e fortalecer laços comunitários.

No eixo do tratamento são realizados atendimentos biopsicossociais para pessoas que fazem uso abusivo do álcool e outras drogas, bem como ações de saúde que visem a recuperação através da abstinência e redução de danos aos usuários. No eixo da reinserção Social são ofertados cursos de formação profissionalizante, serviços de emissão de carteiras de trabalho, oferta de empregos, bem como resolução de outras pendências sociais. No eixo da repressão são reforçadas as ações de segurança pública no bairro para o enfrentamento eficaz e eficiente no controle do tráfico e violência local.

 

  

 

  

Compartilhe esta notícia