Geral 10/08/2017 - 17:36 - Ascom/Cidadania e Justiça

Escola Penitenciária altera cronograma para a formação do Grupo de Intervenções Rápidas

Grupo é mais uma estratégia para garantir a segurança das unidades prisionais do Tocantins. Grupo é mais uma estratégia para garantir a segurança das unidades prisionais do Tocantins. - Miller Freitas/Governo do Tocantins

A Escola Penitenciária (Espen), vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), adiou cronograma de seleção para técnicos em defesa social e policiais civis interessados em integrar o Grupo de Intervenções Rápidas (GIR). Os interessados agora têm até o dia 06 de setembro de 2017 para realizar suas inscrições, conforme o Diário Oficial do Estado (DOE) Nº 4.928, de 09 de agosto de 2017. A Espen ressalta que as inscrições realizadas no período anterior poderão ser retificadas no novo prazo previsto, sem prejuízo os candidatos que já entregaram documentação.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da Escola Penitenciária localizada na Quadra 104 Sul, Rua SE 09, Lote 36, em Palmas (Prédio do Procon), portando todos os documentos contidos no item 2 do Edital de Chamamento Público. O GIR foi oficialmente criado no dia 9 de junho, por meio de portaria publicada no DOE, como mais uma estratégia para garantir a segurança das unidades prisionais do Tocantins.

De acordo com a Espen, só podem se inscrever servidores efetivos da Seciju, técnicos em defesa social, ou da Secretaria da Segurança Pública (SSP), neste caso policiais civis com pelo menos cinco anos de experiência comprovada no Sistema Penitenciário do Tocantins. Os servidores selecionados para compor o GIR terão como base a cidade de Palmas, mas deverão ter disponibilidade para se deslocarem para outras unidades do Estado quando requisitados. Ao todo, o GIR será composto por 21 membros, sendo 18 homens e três mulheres.

Seleção e formação

O processo seletivo será composto por três fases, sendo a primeira uma prova de aptidão física, a segunda um exame psicotécnico e psicossocial e a última fase curso de capacitação. Ao final de cada etapa será divulgado o resultado no site oficial da Seciju e também no DOE. A divulgação das inscrições homologadas será no dia 21 de setembro. O curso de formação terá início dia 13 de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. O resultado final está previsto para o dia 05 de dezembro.

 O GIR foi criado a partir da necessidade de ações preventivas e respostas rápidas diante de atos de insubordinação das pessoas privadas de liberdade, que possam conduzir a um episódio de maior proporção ou causar malefícios sobre a disciplina e a ordem nos estabelecimentos prisionais.

Compartilhe esta notícia