Geral 12/05/2017 - 15:58 - Elâine Jardim/Governo do Tocantins

Aulas de música promovem resgate de valores e sonhos no Case

Socioeducandos do Case participam de aulas de música na unidade com a equipe da Escolinha Comunitária do 6º Batalhão da PM. Socioeducandos do Case participam de aulas de música na unidade com a equipe da Escolinha Comunitária do 6º Batalhão da PM. - Elâine Jardim/Governo do Tocantins
A musicalização no Case faz parte do projeto A musicalização no Case faz parte do projeto "Socioeducar: Unidos para vencer". - Elâine Jardim/Governo do Tocantins
As aulas ocorrem no contraturno escolar e atendem 22 adolescentes. As aulas ocorrem no contraturno escolar e atendem 22 adolescentes. - Elâine Jardim/Governo do Tocantins

“Eu acredito que a PM veio para mostrar o outro lado da moeda. Se a pessoa consegue ver o lado bom da vida, as coisas vão dar certo, sempre. Esse novo projeto aqui no Case faz com que a gente tenha esperança e uma mudança de pensamento. Uma revolução. Espero aprender e passar pra frente o que estou aprendendo agora”, conta um adolescente que cumpre medidas no Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case). O socioeducando está fazendo aulas de música na unidade com a equipe da Escolinha Comunitária do 6º Batalhão da Polícia Militar (PM).

Ele também afirma a importância de ter aulas de música no Case. “Essa é uma iniciativa muito boa para mostrar que somos importantes e que podemos ser reinseridos em sociedade”, ressalta. São sempre nas quintas-feiras, em um período de quatro meses, que 22 adolescentes, divididos em duas turmas, podem ter aulas de instrumentos de corda, teclado e percussão com o Sargento Santos, instrutor de música da Escolinha Comunitária do 6º Batalhão da PM. A primeira turma tem aulas das 14 às 15 horas, e a segunda das 15 às 16 horas. As aulas tiveram início no dia 04 de maio de 2017.

A ação desenvolvida no Case faz parte do projeto “Socioeducar: Unidos Para Vencer”. Nessa fase do projeto, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), juntamente com a Polícia Militar do Tocantins (PM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE), oferece aulas de música para os socioeducandos dentro da unidade durante o contraturno escolar.

O coordenador do Case, Eduardo Tavares Fontoura de Almeida, explica que esses projetos só trazem ganhos para a unidade. “A aula de música é uma forma dos socioeducandos estarem se profissionalizando e se qualificando para o mercado. Já percebemos uma mudança com a adesão espontânea dos adolescentes ao projeto. A participação deles mostra que eles têm uma perspectiva a ser alcançada com as aulas. Será muito enriquecedor”, afirma.

Para o Tenente da PM, Walber Pereira Lima, a musicalização é muito importante para resgate de valores sociais. “Esse contato da PM com os socioeducandos do Case tem o propósito de resgatar a autoestima dos adolescentes, fazer também que eles se conheçam e acolham novamente os seus sonhos de um futuro melhor. Acreditamos muito que vai dar certo”, diz.

O Projeto

A execução do projeto “Socioeducar: Unidos para Vencer” começou após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para no dia 30 de setembro de 2016, entre a Seciju e outras instituições parceiras, para efetivar o processo de socioeducação dos adolescentes que cumprem medidas no Case e no Centro de Internação Provisória de Palmas (Ceip Central).

Compartilhe esta notícia