Geral 06/12/2017 - 17:36 - Thaise Marques- Governo do Tocantins

Seciju discute erradicação do trabalho infantil em municípios do Tocantins

Além disso, busca-se definir metas e prazos para o enfretamento ao trabalho infantil, assim como conscientizar os gestores Além disso, busca-se definir metas e prazos para o enfretamento ao trabalho infantil, assim como conscientizar os gestores - Divulgação Seciju

Com o objetivo de combater todos os tipos de violência dos direitos de crianças e adolescentes iniciou nesta terça-feira, 05, por Jaú do Tocantins, e seguem até a próxima sexta-feira, 8, envolvendo outros municípios, as audiências públicas presenciais do Fórum Tocantinense para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa). As audiências públicas acontecem também nas cidades de Cariri do Tocantins, Alvorada e Talismã.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, está sendo representada pela servidora Luisa Pereira Gomes. Durante as audiências estão sendo planejadas estratégias de mobilizações e articulações das entidades e órgãos parceiros com o objetivo de buscar diálogos com os governos municipais.

Além disso, busca-se definir metas e prazos para o enfretamento ao trabalho infantil, assim como conscientizar os gestores. Está sendo proposto ainda, mobilizar a sociedade civil, escolas, crianças e adolescentes para a erradicação do trabalho infantil.

Segundo a servidora Luisa Pereira, é preciso expandir a discussão, uma vez que o trabalho infantil tem se tornado uma prática muito comum. “Infelizmente nossas crianças estão trabalhando e isso diariamente, tanto em ambientes privados e públicos. Alguns exemplos são em serralherias, mecânicas, lava-jatos, oficinas e tantos outros. É inadmissível que isso aconteça”, destacou Luisa.

Ainda nas audiências, é assinado com os gestores municipais um Termo de
Compromisso, no qual ficam estipulados metas e prazos para a erradicação do trabalho infantil. A equipe do Fetipa também está realizando visitas técnicas em locais estratégicos com o objetivo de identificar casos de trabalho infantil.