Geral 10/10/2017 - 14:55 - Luiz Henrique Machado - Governo do Tocantins

Unidade Prisional Feminina de Palmas receberá cursos profissionalizantes

Curso de manipulação de alimentos será uma das capacitações oferecidas às reenducandas. Curso de manipulação de alimentos será uma das capacitações oferecidas às reenducandas. - Divulgação Senac-PE

Entre os dias 16 e 28 deste mês, uma série de atividades será oferecida às 60 reenducandas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas por intermédio do I Seminário de Aprendizado e Profissionalização. A iniciativa é da própria unidade prisional, através da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e Egresso da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). O projeto é realizado em parceria com a Igreja Universal nos Presídios, que dispôs de voluntárias para oferecer a capacitação das reeducandas. As participantes terão direito a certificados.

Ao longo da programação, três cursos diferentes serão ministrados, sendo o primeiro deles o de Designer de Sombracelhas, com aulas teóricas sobre ética, insegurança e demonstração das técnicas com modelo. As teorias ainda darão um panorama das técnicas com linhas, no estilo depilação egípcias para as participantes. A finalização desta etapa será com as aulas práticas. O curso terá início dia 16 e segue até ao dia 24.

Já entre os dias 25 e 27 haverá o Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos em três módulos. O primeiro módulo, no dia 25, terá introdução à segurança dos alimentos, fundamentos da qualidade na manipulação e na comercialização, bem como microbiologia, contaminação e doenças transmitidas por produtos.

O segundo módulo, no dia 26, abordará as conseqüências dos maus hábitos dos manipuladores, condições de saúde, higiene e conduta pessoal deles, higienização (instalações, equipamentos e utensílios) e manejo do lixo. Já o terceiro módulo, no dia 27, abordará: controle integrado de pragas; controle de compras e recebimentos de matéria-prima, ingredientes e embalagens; conservação e armazenamento de alimentos; controle no pré-preparo e no preparo dos alimentos; e controle na distribuição dos alimentos.

A última capacitação da série, a ser realizado no dia 28, será sobre Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e suas complicações refletidas na execução a pena nos casos de cometimento de faltas leves, médias e graves previstas na Lei de Execução Penal.

Compartilhe esta notícia