Notícias

Ao todos, foram 560 atendimentos nos três pavilhões em três dias, sendo que muitos detentos receberam mais de um procedimento. Credito Umanizzare.JPG
26/05/2017

Projeto Maomé garante serviços jurídicos e de saúde a detentos do presídio de Barra da Grota

Assistentes sociais, advogados, médicos, odontólogos, enfermeiros e defensores públicos do Estado do Tocantins constituíram uma inovadora ação de celeridade e otimização para assegurar aos reeducandos da Unidade de Tratamento Prisional Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, acesso a serviços jurídicos e de saúde. Idealizador do projeto, o diretor da UTPBG, Elizeu José dos Santos, explica que a equipe técnica encontrou uma resposta eficaz às dificuldades de deslocamento de detentos para atendimentos fora dos presídios. A unidade prisional, uma das três maiores do Estado, comporta hoje 450 reeducandos.

Equipe Técnica da Seciju saiu de Palmas rumo às comunidades indígenas na segunda-feira, 22.
25/05/2017

Unidades móveis percorrem tribos indígenas com oficinas e orientação para as mulheres

Com o objetivo de promover atendimentos para as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, especialmente nos municípios com menos recursos públicos, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher está, desde o dia 22 até o dia 01 de junho, em comunidades indígenas do Estado. A ação da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, está contemplando comunidades norte à sul do Estado, localizadas nos municípios de Tocantinópolis, Santa Fé do Araguaia, Goiatins, Itacajá e Tocantínia.

11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos
24/05/2017

Cidadania e Justiça é parceira na 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Com abertura realizada nessa terça-feira, 23, teve início, em Palmas, a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (Icem), a mostra ocorre no Cine Sesc Palmas, localizado na 502 Norte, Avenida LO 16, Conjunto 02, Lotes 21-26, de 23 a 29 de maio, e conta com o apoio e a parceria da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju).

NARA_MOURA.JPG
23/05/2017

Central de Penas e Medidas Alternativas moderniza cadastro de entidades parceiras e conveniadas

Para modernizar e atualizar o acesso à informação, a Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), em Palmas, digitalizou, nas últimas duas semanas, 56 processos relacionados às instituições conveniadas e cadastradas junto à entidade. Esses processos, até então, eram elaborados de forma física, modelo que já não é mais seguido nos órgãos públicos de justiça do Tocantins, onde documentos desse segmento são encontrados inteiramente de forma digital por meio do Sistema e-Proc.

Foto 1.jpeg
18/05/2017

Seciju e Corregedoria do TJ trabalham na padronização da Política de Monitoração Eletrônica

Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 18, a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, o corregedor geral da Justiça, desembargador Helvécio de Brito, e suas equipes técnicas para tratar de uma resolução conjunta com a Corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ) a fim de padronizar o trabalho da Central de Monitoração Eletrônica no Tocantins. A pauta faz parte das melhorias propostas na área da Segurança Pública e Medidas de Execução Penal em reunião com o Poder Judiciário e demais órgãos envolvidos, no início do ano.  

Chefes e técnicos das oito Unidades Socioeducatiovas do Estado debatem instrumentais.
18/05/2017

Unidades Socioeducativas do Tocantins recebem oficina de qualificação

Durante toda esta quinta-feira, 18, equipes técnicas e chefes das oito Unidades Socioeducativas do Estado participam da oficina Adequação e Qualificação dos Instrumentais das Unidades Socioeducativas. A oficina é ofertada pela Escola Estadual de Socioeducação que faz parte da Gerência do Sistema Socioeducativo da Diretoria de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e tem como objetivo padronizar e qualificar os procedimentos relativos à organização dos instrumentais técnicos, fichas, manuais e prontuários dos adolescentes que se encontram em internação nas unidades.

A diretora da Escola Mundo Sócio do Saber, Valdelisce Ramos de Araújo, enfatizou as melhorias no aprendizado dos adolescentes.
17/05/2017

Socioeducar integra ações variadas no Centro de Atendimento Socioeducativo

O Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case) passa por mudanças significativas desde a implantação do projeto Socioeducar: Unidos Para Vencer, que versa sobre um atendimento humanizado aos adolescentes que cumprem medida na unidade. Além de reformas na estrutura do local, a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), juntamente com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE–TO) e demais entidades governamentais e não governamentais, realizam, no dia-a-dia do Centro, cursos de qualificação e atividades de recreação, como aulas de música, informática, serigrafia, oficinas de fabricação de chocolate, o manejo de hortaliçase o desenvolvimento da espiritualidade dos adolescentes, entre outras atividades.

Alunos da Escola Vale do Sol dançam Hip Hop no contraturno escolar.
15/05/2017

Projeto Cidadania e Arte leva Hip Hop a estudantes carentes de Taquaralto

Com o objetivo de desenvolver atividades de artes educativas por meio do desenvolvimento de oficinas de dança de rua e técnicas corporais, está sendo realizado junto aos alunos da Escola Estadual Vale do Sol, em Taquaralto, o Projeto Cidadania e Arte, idealizado pela Diretoria de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). As aulas ocorrem uma vez por semana, nos turnos matutino e vespertino. 

_MUF4471.JPG
13/05/2017

Governo e Prefeitura de Arraias reinauguram Centro de Atendimento às Mulheres de Arraias

Com o intuito de fortalecer as ações de atendimento às mulheres em situação de violência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, e a Prefeitura de Arraias reinauguraram, no município, o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM), nesta sexta-feira, 12. A secretária Gleidy Braga e o prefeito Wagner Gentil serraram a faixa, reabrindo o espaço para toda a população e também assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para efetivação da parceria e compartilhamento da responsabilidade na gestão do CRAM no município.

Ver mais notícias